Líbano

Governo do Líbano renuncia após explosão no porto de Beirute

Tragédia gerou protestos públicos contra os líderes do país.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O gabinete estava sob pressão para renunciar depois da explosão da semana passada que matou 163 pessoas.
O gabinete estava sob pressão para renunciar depois da explosão da semana passada que matou 163 pessoas. (Foto: Mohamed Azakir)

MUNDO - O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, anunciou nesta segunda-feira (10) a renúncia de seu governo, depois que uma explosão gigantesca no porto de Beirute gerou protestos públicos contra os líderes do país.

Leia também:

VÍDEO: grande explosão atinge área portuária da capital do Líbano

Procuradoria-Geral do Líbano ouve responsáveis pela segurança

Bolsonaro convida Temer para chefiar missão humanitária no Líbano

Em pronunciamento na televisão, Diab afirmou que a detonação de material altamente explosivo que estava armazenado no porto da capital por sete anos foi "resultado de corrupção endêmica".

“Hoje seguimos a vontade do povo em sua demanda ao apontar os responsáveis pelo desastre que esteve oculto por sete anos, e seu desejo de uma mudança real”, disse ele. “Diante desta realidade anuncio hoje a renúncia deste governo.”

O gabinete estava sob pressão para renunciar depois da explosão da semana passada que matou 163 pessoas, feriu cerca de 6 mil e deixou cerca de 300 mil sem moradias habitáveis. Vários ministros já haviam renunciado no fim de semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.