Covid-19

Segundo OMS, pandemia de Covid-19 é ''uma grande onda''

Além disso, a OMS fez um alerta sobre pensar em ondas quando se fala da pandemia da Covid-19.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Os casos de infecções pelo novo coronavírus já passam de 16,4 milhões em todo mundo
Os casos de infecções pelo novo coronavírus já passam de 16,4 milhões em todo mundo ( Foto: Reprodução)

MUNDO - Um alerta feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o coronavírus, o Sars-Cov-2, não tem características sazionais, como do da influenza. Além disso, a OMS fez um alerta sobre pensar em ondas quando se fala da pandemia da Covid-19.

Leia também:

Maranhão registra 2.943 mortes e mais de 114 mil casos de coronavírus

Segundo a OMS, apesar de também se espalhar de pessoa a pessoa, o vírus Influenza, que causa a gripe, se comporta de maneira sazonal, ou seja, circula com maior frequência entre as estações mais frias de cada ano. Além disso, de acordo com a OMS, a intensidade da circulação do Influenza pode mudar de ano para ano. Já o coronavírus não respeita uma sazonalidade e circula com grande intensidade independentemente da época e estação do ano.

Por não se comportar de maneira sazonal, Margaret Harris, porta-voz da OMS, chamou a atenção sobre os riscos de transmissão do coronavírus durante o verão do Hemisfério Norte, e não apenas no inverno.

"As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus e está se comportando de forma diferente", afirmou a porta-voz da OMS durante coletiva em Genebra, na Suíça. "Será uma grande onda", declarou Margaret Harris.

O porta-voz, fez ainda um apelo à vigilância para que aplique medidas para conter a transmissão que está se espalhando em grandes aglomerações.

Os casos de infecções pelo novo coronavírus já passam de 16,4 milhões em todo mundo e as mortes por complicações de Covid-19 passam de 645 mil, segundo balanço da universidade norte-americana Johns Hopkins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.