Nuvem de areia parte do Saara e avança em direção aos EUA
O pó, que já percorreu a Ilha de São Domingos, Jamaica, Porto Rico e o leste de Cuba, é prejudicial a saúde respiratória, segundo especialistas.
MUNDO - Durante o último fim de semana, parte do Caribe (leste) ficou coberta por uma nuvem de areia que partiu do deserto do Saara. Segundo informações do G1, o céu azul do Caribe teria se transformado em uma névoa marrom-leitosa e provocando avisos de saúde em toda a região à medida que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres.
Leia também: Nuvem de gafanhotos passa pela Argentina e se aproxima do Brasil
Nessa terça-feira (23), o pó havia sufocado a Ilha de São Domingos, Jamaica, Porto Rico e o leste de Cuba e seguindo em direção ao oeste da América Central e sul dos Estados Unidos.
Ainda de acordo com o G1, as autoridades de toda a região alertaram os moradores, se possível, permanecerem em casa e a fazerem o uso máscara facial, principalmente se eles já tivessem uma condição respiratória, pois o pó pode causar irritações e conter agentes patogênicos e minerais.
Nuvem de poeira Godzilla
Os ventos quentes do deserto do Saara, ou como preferem chamar os especialistas, "nuvem de poeira Godzilla", levantam a areia nesta época do ano e percorrem por milhares de quilômetros através do Oceano Atlântico para as Américas.
Segundo vários meteorologistas, o pó deste ano na região é o mais denso em meio século. Com isso, a fumaça reduziu drasticamente a visibilidade.
Mais notícias