"Godzilla"

Nuvem de areia parte do Saara e avança em direção aos EUA

O pó, que já percorreu a Ilha de São Domingos, Jamaica, Porto Rico e o leste de Cuba, é prejudicial a saúde respiratória, segundo especialistas.
Imirante.com, com informações do G124/06/2020 às 14h19
Nuvem de areia parte do Saara e avança em direção aos EUAReprodução/ Internet

MUNDO - Durante o último fim de semana, parte do Caribe (leste) ficou coberta por uma nuvem de areia que partiu do deserto do Saara. Segundo informações do G1, o céu azul do Caribe teria se transformado em uma névoa marrom-leitosa e provocando avisos de saúde em toda a região à medida que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres.

Leia também: Nuvem de gafanhotos passa pela Argentina e se aproxima do Brasil

Nessa terça-feira (23), o pó havia sufocado a Ilha de São Domingos, Jamaica, Porto Rico e o leste de Cuba e seguindo em direção ao oeste da América Central e sul dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o G1, as autoridades de toda a região alertaram os moradores, se possível, permanecerem em casa e a fazerem o uso máscara facial, principalmente se eles já tivessem uma condição respiratória, pois o pó pode causar irritações e conter agentes patogênicos e minerais.

Nuvem de poeira Godzilla

Os ventos quentes do deserto do Saara, ou como preferem chamar os especialistas, "nuvem de poeira Godzilla", levantam a areia nesta época do ano e percorrem por milhares de quilômetros através do Oceano Atlântico para as Américas.

Segundo vários meteorologistas, o pó deste ano na região é o mais denso em meio século. Com isso, a fumaça reduziu drasticamente a visibilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.