COMPROVADO

Dengue é sexualmente transmissível, afirmam especialistas europeus

Primeiro caso confirmado cientificamente foi registrado na Espanha, em setembro.

IMIRANTE.COM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Paciente contraiu vírus da dengue de seu parceiro sexual, na Espanha, afirmam especialistas.
Paciente contraiu vírus da dengue de seu parceiro sexual, na Espanha, afirmam especialistas. (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, um caso de dengue transmitida via sexual, envolvendo dois homens, foi registrado na Europa. Foi na capital espanhola, Madri, que os cientistas confirmaram a possibilidade de um deles, o mais jovem, ter adquirido o vírus pela relação sexual que manteve com seu parceiro, de 41 anos. O caso foi notificado no início de setembro.

Antes de os cientista decidirem investigar a fundo a causa, cogitou-se a possibilidade de o paciente ter contraído o vírus pelo modo tradicional, isto é, por meio da picada de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Mas a região não era endêmica, e os últimos locais que ele visitou em Madri não havia a presença do vetor.

Então, decidiu-se adotar outra linha de investigação. O parceiro do paciente, durante uma viagem à República Dominicana de Cuba, havia contraído a doença. Ambos se relacionaram sexualmente e sem proteção, no período, motivo qual levantou a suspeita dos cientistas que decidiram analisar amostras do sêmen dos dois, que apontaram resultado positivo para o vírus da dengue - o resultado do paciente foi comparado ao de seu parceiro, com o mesmo subtipo de vírus em circulação em Cuba.

Esta é a primeira vez de um registro confirmado de transmissão de dengue via contato sexual entre homens que praticam sexo com homens. Antes, cientistas tiveram conhecimento de uma provável transmissão de uma mulher para um homem, na Coréia do Sul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.