Investigação

Vaticano investiga supostos abusos sexuais a menores em seu território

Os casos são derivados do pré-seminário São Pio X, uma instituição que está alojada dentro dos muros vaticanos.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Um livro foi divulgado com um relato de um jovem polonês que teria sofrido abusos.
Um livro foi divulgado com um relato de um jovem polonês que teria sofrido abusos. (Foto: Divulgação)

O Vaticano informou neste sábado que está investigando supostos abusos sexuais a menores revelados recentemente e que poderiam ter ocorrido dentro do território da Santa Sé.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, disse em comunicado que "em consideração dos novos elementos surgidos recentemente está em curso uma nova investigação para que se lance toda a luz sobre o que realmente aconteceu".

Trata-se de supostos abusos sexuais a menores no pré-seminário São Pio X, uma instituição que está alojada no Palácio São Carlo, dentro dos muros vaticanos, que acolhe coroinhas e possíveis novos seminaristas.

O jornalista italiano Gianluigi Nuzzi apresentou neste mês um livro intitulado " Peccato originale" ("Pecado Original") no qual divulga o relato do jovem polonês Kamil Tadeusz Jarzembowski sobre esses abusos.

No livro Jarzembowski fala sobre "os abusos no seu quarto a outro seminarista, mais de 140 vezes e dos quais ele era testemunha ocular, por parte de um pupilo do reitor que era maior que ele e que depois se tornou sacerdote ". Esses fatos teriam acontecido entre 2013 e 2014.

Hoje o porta-voz vaticano indicou em seu comunicado que "como consequência de algumas denúncias, anônimas e não anônimas, desde 2013 foram efetuadas investigações em várias ocasiões".

"Os fatos denunciados, correspondentes a anos precedentes e que teriam afetado alunos coetâneos entre eles, alguns dos quais já não estão presentes no instituto no momento das investigações, não encontraram a correspondente confirmação", acrescentou Burke.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.