Reassentamento

Trump critica reassentamento de refugiados adotado por Obama

Donald Trump disse que deve "estudar este negócio estúpido".

José Romildo/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O presidente divulgou a mensagem após a imprensa norte-americana revelar que Donald Trump deixou o protocolo de lado e interrompeu subitamente uma conversa por telefone com o primeiro-australiano Malcolm Turnbull no final de semana.
O presidente divulgou a mensagem após a imprensa norte-americana revelar que Donald Trump deixou o protocolo de lado e interrompeu subitamente uma conversa por telefone com o primeiro-australiano Malcolm Turnbull no final de semana. (Foto: Divulgação )

ESTADOS UNIDOS - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou, nessa quarta-feira (2), na rede social Twitter, mensagem criticando a política do ex-presidente Barack Obama de reassentar refugiados nos Estados Unidos.

Trump disse, na mensagem postada, que deve "estudar este negócio estúpido", no qual a administração anterior concordou em aceitar 1.250 requerentes de asilo de centros de detenção administrados pela Austrália nas ilhas do Pacífico de Manus e Nauru. Metade dessas pessoas estão na costa australiana aguardando um destino e são dos sete países afetados pela proibição de viagens de Trump. A Austrália se recusa a aceitá-los.

O presidente divulgou a mensagem após a imprensa norte-americana revelar que Donald Trump deixou o protocolo de lado e interrompeu subitamente uma conversa por telefone com o primeiro-australiano Malcolm Turnbull no final de semana. A conversa, que estava prevista para durar uma hora, durou só 25 minutos, porque Trump ficou irritado com o posicionamento do primeiro-ministro australiano sobre a situação dos refugiados.

A acalorada discussão de Trump com Turnbull ocorreu no sábado (28), no mesmo dia em que teve conversas telefônicas com quatro outros líderes internacionais, inclusive o presidente russo Vladimir Putin. "Esta foi a pior chamada de longe", disse Trump no momento em que encerrou a conversa, em uma referência aos outros telefonemas que teve com líderes mundiais, segundo o jornal The Washington Post e a emissora de televisão CNN.

A Austrália é um dos países mais próximos dos Estados Unidos em termos de amizade e cooperação.

Um dia antes da conversa, na sexta-feira (27), Trump determinou a suspensão da entrada de refugiados por 120 dias, além de suspender indefinidamente a entrada de refugiados sírios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.