Momento de fé

Papa lamenta morte de detentos em presídio do Brasil

Na primeira audiência geral de 2017, o papa fez as preces expressando preocupação.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O papa sempre visita lugares carentes e faz orações por todos os necessitados.
O papa sempre visita lugares carentes e faz orações por todos os necessitados. (Sebastian Rodriguez / Gobierno de Chile)

Após a rebelião de presidiários na cidade de Manaus (AM), na qual morreram ao menos 60 pessoas, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o papa Francisco fez orações pelas vítimas.

Na primeira audiência geral de 2017, realizada nesta quarta-feira (4), o papa fez as preces expressando preocupação. "Ontem, chegaram notícias dramáticas do Brasil sobre o massacre ocorrido no presídio de Manaus, onde um violentíssimo confronto entre grupos rivais causou dezenas de mortes", disse o pontífice nas mensagens finais da audiência.

"Exprimo dor e preocupação pelo que aconteceu. Convido a todos para rezar pelos mortos, pelos seus familiares, por todos os detentos daquele presídio e por aqueles que lá trabalham. E renovo meu apelo para que os institutos penitenciários sejam locais de reeducação e de reinserção social e as condições de vida dos presidiários sejam dignas de pessoas humanas", afirmou o papa.

Após um momento de silêncio, ele pediu que os presídios de todo o mundo "sejam locais de reinserção, que não sejam superlotados" e concluiu solicitando que todos rezassem uma Ave Maria.

O papa Francisco manifesta apreço pela questão dos encarcerados, pedindo condições dignas e humanas para gestores do sistema prisional de todo o mundo. Ele, inclusive, visita prisões ao redor do mundo - sempre que possível - quando faz viagens internacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.