Olhe para o céu!

Maior superlua do século ocorre nesta segunda-feira

O melhor momento para apreciar, no Brasil, é na noite do domingo (13).

Arlan Azevedo/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
A lua é um dos satélites mais admirados.
A lua é um dos satélites mais admirados. (Foto: Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (14), ocorrerá o fenômeno da Superlua, que ocorre quando a Lua cheia esta a uma distância mais próxima da Terra. Neste ano, a Superlua será especial, devido ao tamanho aparente da lua no horizonte ser muito maior. Em consequência, o céu noturno ficará mais iluminado pelo pelo brilho intenso da maior lua cheia dos últimos tempos.

Como o fenômeno terá o seu ápice ao meio dia, no Brasil, o melhor momento para apreciar é na noite do domingo (13).

A lua estará 14% maior e 30% mais brilhante. Para que este fenômeno ocorra, a lua precisa estar na fase cheia. Ela precisa estar do lado oposto à Terra (em relação ao sistema solar) para estar completamente iluminada. Além disso, ela precisa estar o mais próximo possível da terra. E isso ocorre porque a órbita da lua é elíptica, portanto, o caminho que ela percorre não é um círculo perfeito. Ela precisa estar no perigeu (período em que a lua está mais próxima da Terra).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.