Saúde

Aplicativos de paquera provocam alta nos casos de HIV, alerta ONU

Pesquisa identifica ''epidemia oculta'' na região da Ásia-Pacífico.

Imirante.com, com informações da BBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
( Foto: Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS - Um levantamento feito pela Unicef, braço da Organização das Nações Unidas (ONU), e divulgado esta semana, alerta que aplicativos de paquera têm provocado é um dos principais fatores responsáveis por uma nova epidemia de HIV entre jovens homens gays.

O foco da pesquisa é a região da Ásia-Pacífico, que inclui China, Japão, Indonésia e Tailândia, além de nações da Oceania. A região, que concentra metade do 1,2 bilhão de adolescentes do mundo, enfrenta uma "epidemia oculta" de HIV entre jovens de 15 a 19 anos.

Somente em 2014, houve 50 mil novos casos nessa faixa etária. Isso representa 15% das infecções registradas na região em todo o ano.

O relatório apontou que "a explosão de aplicativos de paquera gay para smartphones expandiu como nunca as opções para sexo espontâneo casual – usuários dos aplicativos móveis na mesma vizinhança (quando não na mesma rua) podem se localizar e marcar um encontro sexual imediato com apenas alguns toques na tela".

A pesquisa ressalta, ainda, que os setores mais vulneráveis a essa epidemia são os mais marginalizados. Muitas vezes são pessoas rejeitadas pelas famílias e ignorados pelos serviços públicos.

Para tentar contornar o problema, o estudo do Unicef cita a possibilidade de usar aplicativos de paquera populares para promover a educação sexual e estimular os testes de HIV entre os usuários dos aplicativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.