Papa Francisco

Nos EUA, Papa pede fim da pena de morte e de hostilidade aos imigrantes

Ele também falou de fundamentalismo religioso.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Agência Lusa/EPA/Tony Gentile/Direitos Reservados)

Em discurso nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (24), o Papa Francisco pediu o fim a pena de morte, da "mentalidade de hostilidade" contra os imigrantes e falou sobre o fundamentalismo religioso e sobre a luta pela igualdade na sociedade americana.

"Nenhuma religião é imune às diversas formas de aberração individual ou extremismo religioso”, destacou. E frisou: "Combater a violência praticada em nome de uma religião, uma ideologia, ou um sistema econômico, significa proteger a liberdade das religiões, das ideias e das pessoas".

Discursando em inglês, o papa foi bastante aplaudido em diversos momentos. Outros assuntos polêmicos foram comentados pelo religioso, como o aborto e a eutanásia. Segundo ele, a humanidade deve “proteger e defender a vida humana em todos os estágios de seu desenvolvimento.”

A mudança climática também foi assunto do discurso no Congresso dos Estados Unidos, como parte de sua agenda durante sua primeira visita ao país. Foi a primeira vez que um papa discursa no Congresso dos EUA.

Recusou convite

Convidado para almoçar com os integrantes do Congresso dos Estados Unidos, o papa Francisco recusou. Depois do discurso histórico feito para os parlamentares, o líder da Igreja Católica seguiu para um encontro, em Washington, com voluntários e pessoas sem-teto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.