Ciência

Estudo afirma que esmalte dos dentes é herança dos peixes

Cientistas afirmam que o esmalte está na escama dos peixes, mas não nos dentes.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Reprodução/Internet)

SUÉCIA - Um estudo, publicado esta semana pela revista britânica Nature, afirma que o esmalte de nossos dentes, responsável pelo sorriso brilhante do leitor do Imirante.com, são herança das dos peixes.

Para quem não sabe, o esmalte dentário é o mais resistente e mineralizado tecido do corpo. Aproximadamente, 96% do esmalte é composto de minerais, o restante é composto de água e materiais orgânicos. E a ganoína, tecido que lembra o esmalte, está presente nas escamas de inúmeros peixes fósseis e alguns peixes primitivos que sobrevivem até hoje.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, e do Instituto de Paleontologia dos Vertebrados e de Paleontologia (IVPP) de Pequim, analisaram dados de paleontologia e a genômica.

Essa análise do Lépisostés (Lepisosteus), um dos raros peixes ainda vivos que apresentam ganoína, revelou a presença de dois dos três genes que codificam as proteínas do esmalte. Já nos peixes Psarolepis e Andreolepis, os cientistas descobriram a presença de esmalte nas escamas, mas não nos dentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.