Ciência

Cientistas confirmam a existência de pulmões em peixe primitivo

Descoberta explica como espécie sobreviveu à extinção.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS - Um estudo publicado pela revista britânica Nature Communications revela a existência de um pulmão em peixes celacantos, que vivem em águas profundas, o que indica a capacidade de adaptação destes peixes míticos de 400 milhões de anos.

Publicado esta semana, o estudo ressalta, ainda, que, até 1938, os celacantos só eram conhecidos na forma de um fóssil, o que dava a entender que eles tinham desaparecido na mesma época que os dinossauros. No entanto, um sul-africano pescou um desses peixes. Esse achado foi considerado uma das maiores descobertas zoológicas do século XX.

De acordo com Paulo M. Brito, do departamento de Zoologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), co-autor do estudo, a descoberta dessa adaptação às águas profundas pode explicar a sobrevivência da espécie no momento em que inúmeros animais, incluído os dinossauros, desapareceram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.