Ciência

Chuva de meteoros Perseidas iluminará o céu nesta quarta-feira

Norte e o Nordeste do Brasil terão vantagem na observação, por causa da trajetória do cometa.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação/Nasa)

Segundo a Nasa, nesta quarta (12) e quinta-feira (13), o céu vai dar oportunidade aos seres humanos de acompanharem um fenômeno espacial encantador: uma chuva de meteoros Perseidas.

Brilhantes e rápidos, eles são detritos do cometa Swift-Tuttle e deixam rastros no céu. Centro Marshall Space Flight da Nasa, nos Estados Unidos, no Alabama, vai sediar uma transmissão ao vivo, a partir das 23h (horário de Brasília), sobre a chuva de meteoros Perseidas.

Ao entrarem na órbita terrestre, esses meteoros pegam fogo pelo atrito com a atmosfera. Se o céu não estiver encoberto e o local de observação for longe de luzes artificiais, será possível ver até 100 estrelas cadentes por hora. O Norte e o Nordeste do Brasil terão vantagem na observação, por causa da trajetória do cometa.

As Perseidas são observadas há, pelo menos, 2 mil anos e é composto por pedaços de gelo e poeira - a maioria de mais de mil anos - e se queima na atmosfera da Terra. As Perseidas podem ser vistas por todo o céu, mas as melhores oportunidades de visualização serão no hemisfério norte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.