Escoteiros

Organização de escoteiros dos EUA encerra proibição de líderes gays

Maior organização de escoteiros dos EUA aprovou resolução que encerra proibição.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Reprodução)

RIO DE JANEIRO - O comitê executivo da Boy Scouts of America (BSA), a maior organização de escoteiros dos EUA, aprovou de forma unânime uma resolução que encerra a proibição de que gays adultos ocupem o posto de líderes de unidade. Em comunicado, a BSA informou que o novo regulamento foi aprovado na última sexta-feira e será ratificado pelo Conselho Nacional, em reunião no dia 27 de julho.

De acordo com o novo texto, “nenhum adulto que se candidatar para o cargo de funcionário ou voluntário, que atenda aos requerimentos da Boy Scouts of America, poderá ter o registro negado com base em sua orientação sexual”.

A partir da aprovação pelo conselho, caberá a cada unidade definir sua política. Segundo a resolução “Padrões para lideranças adultas”, a BSA afirma que “as relações sexuais entre adultos devem ser morais, honradas, comprometidas e respeitosas. Os líderes escoteiros devem refletir esses valores nas suas vidas pública e privada”. Entretanto, diz o texto, a “BSA rejeita qualquer interferência ou condenação da diversidade de crenças em questões de casamento, família e sexualidade”.

Para retirar qualquer dúvida sobre a aplicação da nova resolução, a BSA respondeu diretamente à pergunta se um líder escoteiro pode ser gay. “Sim. Se for selecionado pela organização, e qualificado para a posição um adulto gay pode servir como líder de unidade”.

A ação vem após discurso do presidente da BSA e ex-secretário da Defesa Robert Gates, que declarou em maior ser insustentável o banimento de adultos gays de cargos na organização. Em 2013, após debates internos, a BSA decidiu permitir abertamente a participação de jovens gays entre os escoteiros, mas continuou com a proibição na liderança das unidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.