Mundo

Irlanda aprova o casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Irlanda tornou-se o 19º país a legalizar o casamento homossexual.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A Irlanda aprovou, com larga maioria, o casamento homossexual em um referendo promovido nessa sexta-feira (22). A informação foi divulgada pela rede pública de televisão do país. A decisão foi aprovada com 62% dos votos, garantindo a reforma constitucional que autoriza o casamento entre duas pessoas sem distinção de sexo.

A Irlanda tornou-se o 19º país a legalizar o casamento homossexual. Contudo, foi o único que fez um referendo transferindo para o eleitor a decisão sobre o tema – os outros países autorizaram pelo voto parlamentar.

Em 2010, a República da Irlanda promulgou uma lei de relações que, pela primeira vez, reconhecia legalmente os casais de pessoas do mesmo sexo. Porém, esses casais não eram reconhecidos como casados, nem tinham proteção constitucional, como passa a ocorrer com a vitória do sim. O aborto continua proibido, exceto nos casos de risco de morte da mãe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.