Mundo

Brasil e Ucrânia negociam saída de brasileiro de área de conflito

Ele pediu apoio por não ter documentos necessários para retornar ao Brasil.

Ivan Richard / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

BRASÍLIA - A Embaixada do Brasil em Kiev solicitou ao governo ucraniano que facilite a saída do brasileiro Cláudio Freitas, acompanhado da esposa ucraniana e do filho menor de idade, da cidade de Luhansk, localizada no Leste do país e controlada há cerca de um ano por separatistas pró-russos que estão em guerra com as tropas do governo da Ucrânia.

De acordo com o Itamaraty, Freitas pediu apoio da representação diplomática brasileira para sair da zona de conflito, pois não tem os documentos necessários para retornar ao Brasil. A embaixada está cuidando dos trâmites burocráticos para emissão de um novo passaporte e solicitou ao brasileiros mais informações sobre a esposa, para que possa também ser emitido um visto para ela deixar o país de origem.

Inicialmente, a intenção das autoridades diplomáticas brasileiras em Kiev é agilizar os procedimentos necessários para que Cláudio Freitas deixe a área de conflito armado entre as forças separatistas das autodeclaradas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e o governo ucraniano, rumo à capital do país. Depois disso, o brasileiro e a família seguiriam para o Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.