Tragédia nos alpes franceses

Promotoria francesa afirma que copiloto derrubou avião de propósito

A320 da Germanwings caiu nos alpes franceses com 150 pessoas a bordo.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Incidente matou 150 pessoas.
Incidente matou 150 pessoas. (Divulgação)

SÃO LUÍS - A promotoria francesa afirmou, nesta quinta-feira (26), que o copiloto do avião modelo A320 da companhia aérea Germanwings, que caiu na terça-feira (24) nos alpes franceses, derrubou, deliberadamente, o avião. Andreas Lubitz, de 28 anos e nacionalidade alemã, estava vivo até o momento em que o equipamento se chocou contra as montanhas, matando 150 pessoas.

Ondem, o jornal The New York Times divulgou que um dos pilotos do avião não estavam na cabine na hora do incidente. De acordo com fontes militares ouvidas pela publicação, a gravação de áudio da caixa-preta de registro de voz da cabine dá a entender que um deles havia saído, e não conseguiu regressar. A Lufthansa - grupo que controla a Germanwings - não confirmou a informação.

Pelos registros da caixa-preta, é possível deduzir que o copiloto não parecia ter sofrido qualquer tipo de problema de saúde. Nos primeiros 20 minutos de voo, inclusive, há troca de cortesias e brincadeiras entre o comandante e o copiloto.

Lubitz tinha 630 horas de voo, e não constava na lista de suspeitos de terrorismo. Não há base, até o momento, para comprovar se trata-se de um incidente terrorista. Já o comandante, segundo a Germanwings, tinha 10 anos de experiência, com mais de seis mil horas de voo.

A Lufthansa se comprometeu a divulgar todas as informações sobre ao acidente, e pede que não seja dado crédito a especulações sobre as causas do acidente com o voo 9525, entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.