Espaço

Telescópio espacial registra "smile" formado por galáxias

Aglomerados exercem tão poderosa atração capaz de deformar o espaço-tempo.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
Os aglomerados exercem tão poderosa atração gravitacional capaz de deformar o espaço-tempo.
Os aglomerados exercem tão poderosa atração gravitacional capaz de deformar o espaço-tempo. (Nasa / ESA)

SÃO LUÍS – O telescópio espacial Hubble registrou um aglomerado de galáxias que parece formar um "smile", ícone popularizado pelos mensageiros instantâneos da internet. Os aglomerados são as estruturas de maior massa no Universo, que exercem tão poderosa atração gravitacional capaz de deformar o espaço-tempo ao seu redor e agir como "lentes cósmicas" – como são conhecidas –, podendo ampliar, distorcer ou inclinar a luz.

Neste caso específico, a lente gravitacional formou um "anel", produzido a partir do desvio da luz, uma consequência do alinhamento exato e simétrica da fonte, lente e observador. O telescópio Hubble forneceu aos astrônomos as ferramentas necessárias para investigar essas galáxias massivas e criar modelos dos efeitos das lentes gravitacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.