Internacional

Projétil atinge ônibus e deixa dez mortos e 13 feridos na Ucrânia

Ônibus circulava próximo a um posto de controle, instalado pelas forças ucranianas.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: @Interpreter_Mag / Twitter)

KIEV - Dez pessoas morreram e 13 ficaram feridas, nesta terça-feira (13), depois que um projétil de artilharia atingiu um ônibus que circulava próximo a um posto de controle, instalado pelas forças ucranianas, na região rebelde de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Viacheslav Abroskin, chefe da polícia regional de Donetsk, disse que o ataque foi feito pelos separatistas pró-russos e tinha como alvo o posto de controle das forças ucranianas, próximo a Volnovaja, a 50 quilômetros de Donetsk, controlada pelos rebeldes.

O policial informou que o “ataque com artilharia contra um posto de controle das forças da ordem ucraniana” foi lançado por volta das 14h30 (horário local).

Os separatistas negaram envolvimento no ataque, afirmando que “o posto ucraniano de Volnovaja se encontra em uma zona fora do alcance” da artilharia da autoproclamada República Popular de Donetsk.

Kiev e os separatistas voltaram a acusar-se mutuamente de violarem a trégua acordada em dezembro do ano passado.

Os rebeldes disseram que “nas últimas 24 horas foram registradas 66 violações das tréguas” por parte das tropas governamentais, enquanto Kiev afirmou que houve 84 violações por parte das milícias pró-russas.

Aproximadame 5 mil pessoas morreram nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk desde meados de abril de 2014, quando eclodiu na região uma rebelião pró-russa, contrária à mudança de poder em Kiev.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.