Mundo

China concede "Prêmio da Paz" a Fidel Castro

Prêmio da Paz Confúcio é uma distinção alternativa ao Nobel.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Trata-se de uma distinção alternativa ao Nobel.
Trata-se de uma distinção alternativa ao Nobel. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Um grupo de intelectuais chineses concedeu ao revolucionário comunista cubano e ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, o Prêmio da Paz Confúcio – distinção alternativa ao Nobel – por esforços para resolver crises internacionais. "Castro, quando esteve no poder, não recorreu à força ou à violência para resolver as crises e os conflitos de âmbito internacional, em particular com os Estados Unidos", disse Liu Zhiqin, um dos organizadores da premiação. Castro, que deixou o poder em 2008, "tem trabalhado de forma incansável para se reunir com dirigentes e organizações estrangeiras e dedicou-se à causa da eliminação das armas nucleares", acrescentou Zhiqin.

Para a edição de 2014, Castro foi escolhido com a presidenta sul-coreana, Park Geun-Hye; o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon; e a Organização de Cooperação de Xangai.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.