Ciência

Engenheiro brasileiro participou da missão Rosetta

Pouso do robô em superfície de cometa contou com auxílio de cientista.

Imirante.com, com informações da AEB

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Lucas Fonseca dedicou-se à missão que enviou a sonda Rosetta ao espaço levando o módulo Philae.
Lucas Fonseca dedicou-se à missão que enviou a sonda Rosetta ao espaço levando o módulo Philae. (Divulgação / AEB)

SÃO LUÍS – A missão que resultou no pouso do módulo robótico Philae, realizado nessa quarta-feira (12), na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, há mais de 510 milhões de quilômetros da Terra, contou com a participação de um brasileiro: engenheiro Lucas Fonseca, que integrou o projeto espacial da agência espacial europeia (ESA) por três anos. Ele trabalhou na agência espacial alemã (DLR), de 2009 a 2012, onde dedicou-se à missão. Seu trabalho foi, exatamente, relacionado à etapa do pouso.

"Isso que ocorreu (o pouso realizado na quarta-feira) foi meu trabalho por três anos. Tentava antecipar possíveis trajetórias da sonda e criar modelos matemáticos que simulassem essa descida", explicou. O engenheiro diz que, apesar do êxito da missão, que durou mais de 10 anos, ainda há uma tensão entre os cientistas sobre o que acontecerá na sequência. "É tudo muito recente. O momento que vem logo depois do pouso é um pouco nebuloso. Não se sabe ao certo o que está ocorrendo, as mensagens demoram 40 minutos para chegar até aqui. Em dois ou três dias vamos saber melhor", afirma.

Leia também:

Misterioso "canto" de cometa intriga internautas

Fonseca é natural de Santos (SP) e se formou em engenharia mecatrônica na Universidade de São Paulo (USP). Ele sonhava em trabalhar com engenharia espacial e fez mestrado nessa área na França, no Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace. Seu projeto de mestrado foi sobre a missão da sonda Rosetta, e, a partir daí, foi convidado para trabalhar na DLR. Hoje, mora em São Paulo, tem uma empresa de engenharia aeroespacial e dá aulas na USP de São Carlos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.