Conflito

Ataque a edifício do governo deixa dois mortos no Iraque

País enfrenta ofensiva de insurgentes sunitas.

Agência Lusa

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

BAGDÁ - Duas pessoas morreram hoje (23) num atentado suicida, com um carro-bomba, contra a sede dos serviços de informações do Ministério do Interior iraquiano, no centro da capital Bagdá, informaram representantes das forças de segurança do país. A explosão deixou oito feridos.

A sede dos serviços de informações iraquianos está protegida por muros, mas os guardas que controlam a entrada do complexo governamental, num cruzamento bastante movimentado da capital iraquiana, acabam sendo um alvo fácil para os atacantes.

A autoria do atentado não foi reivindicada até ao momento. Esse tipo de ação, no entanto, está normalmente relacionado a grupos insurgentes sunitas iraquianos, como os jihadistas do Estado Islâmico (EI), grupo sunita ultrarradical que controla partes do Iraque e da Síria.

Desde 9 de junho, o Iraque enfrenta uma ofensiva de insurgentes sunitas, que controlam vastas áreas no Norte e Oeste do país. A ocupação jihadista provocou o êxodo de milhares de civis, principalmente da minoria étnico-religiosa Yazidi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.