Desaparecido

Avião da Air Algérie desaparece com 110 passageiros e seis tripulantes

O voo AH 5017 perdeu contato 50 minutos após ter decolado de Uagadugu.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(Foto: Reprodução/Google Maps)

SÃO LUÍS – Um avião da companhia aérea Air Algérie perdeu contato 50 minutos após ter decolado de Uagadugu, capital de Burkina Faso. A informação foi confirmada pela empresa Air Algérie. "Os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algérie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem", anunciou a companhia argelina.

No fim da manhã desta quinta-feira (24), a agência de aviação da Argélia informou que o avião caiu no Mali. Ainda não há mais detalhes sobre a queda.

A Air Algérie informou que os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH 5017, que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel, nessa quarta-feira (24) a 1h55 GMT, 50 minutos após a decolagem. A companhia afirmou que colocou em prática um “plano de emergência”.

Segundo um official do governo da Argélia o último contato das autoridades do país com o avião desaparecido quando ele estava sobre Gao, no Mali.

O avião, que é um McDonnell Douglas MD-83, A aeronave transportava 116 pessoas, das quais 50 eram da França, 26 de Burkina Faso, de onde o avião partiu, e sete da Argélia, onde deveria ter pousado.

Segundo informações divulgadas no site da companhia aérea, a aeronave decolou de Burkina Faso a 1h17 locais (22h17 de quarta-feira em Brasília) e deveria pousar na Argélia às 5h10 locais (1h10 de Brasília), mas nunca chegou ao seu destino. A Air Algérie realiza quatro voos por semana no trecho no qual o avião desapareceu.

Tempos de tensão

O desaparecimento do avião da Companhia Aérea Air Algérie é a terceira tragédia envolvendo a aviação mundial no mês de julho. Na semana passada, um avião da Malaysia Airlines com 298 passageiros foi atingido por um míssil no Leste da Ucrânia. Os primeiros corpos recuperados chegaram ontem à Holanda, país com o maior número de vítimas.

Nessa quarta-feira (23), um avião da TransAsia teve de fazer um pouso forçado em Taiwan e deixou mais de 40 mortos. Além disso, um avião da Malaysia Airlines continua desaparecido desde março, com 239 passageiros a bordo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.