Faixa de Gaza

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo após meia hora

Israel e Hamas haviam acordado um cessar-fogo imediato de duas horas.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

O Exército israelense acusou hoje (20) o Hamas de ter rompido o cessar-fogo acordado por razões humanitárias que estava em vigor até as 9h30 (horário de Brasília) em Shejaiya, um bairro de Gaza.

"Uma vez mais, o Hamas rompeu um cessar-fogo. Isso foi negociado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha para uma pausa humanitária. Em consequência, o Tsahal [Exército israelense] respondeu", anunciou o porta-voz do Exército de Israel, Peter Lerner, na rede social Twitter.

Israel e Hamas haviam acordado um cessar-fogo imediato de duas horas em Shejaiya, das 7h30 às 9h30, interrompendo um bombardeio na região, segundo fontes do Hamas e militares israelenses. No entanto, Exército de Israel garantiu que, neste momento, "qualquer tentativa de explorar essa trégua terá resposta".

O cessar-fogo, que devia ter durado duas horas, acabou por vigorar apenas durante meia hora. As tréguas tinham sido negociadas para permitir a retirada das vítimas da ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

Desde o dia 8 de julho, quando começou a ofensiva militar de Israel, foram mortos 410 palestinos em Gaza, a maioria civis, conforme anunciou o chefe dos serviços de saúde locais, Youssef Abou Reesh. Só no ataque a Shejaiya, foram mortas 50 pessoas, sendo 17 crianças, 14 mulheres e quatro idosos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.