França

Presidente: missão para consolidar cooperação internacional

Divulgação/Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - A diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Meireles Guerra, participa a partir desta sexta-feira (23) até quinta-feira (29), de missão de trabalho na França, onde acontece a 5ª versão do Atelier Internacional de Criação Urbana Equinox. O projeto visa estabelecer acordos de cooperação para a promoção de atelier de projetos dedicados à inovação urbana, proporcionando a formação de alunos e professores brasileiros.

Entre os objetivos da missão estão a captação de recursos financeiros para o Estado e a assinatura de acordos de cooperação para formação de recursos humanos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Preservação de Acervos Museológicos e Conservação de Prédios Históricos, a serem firmados em Marne La Valéee Marseille.

"A missão também servirá para consolidar parcerias já existentes com instituições francesas a exemplo do Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (Inria), Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e com a Agência Inter-estabelecimentos de Pesquisa pelo Desenvolvimento (AIRD), com os quais já mantemos acordos de cooperação", conta Rosane Guerra.

As parcerias já existentes com instituições francesas, segundo Rosane Guerra, possibilitaram a construção de quatro editais conjuntos, com aporte de recursos que somam R$ 5 milhões. "A injeção de recursos, bem como a participação de pesquisadores estrangeiros tem impulsionado e contribuído para o intercâmbio científico e tecnológico do Maranhão", destacou a presidente. Ela lembrou, também, que a última missão ao Reino Unido, em 2013, resultou na criação do Fundo Newton, que destinará aos estados participantes do acordo, pelo período de quatro anos, 36 milhões de libras, o equivalente a 144 milhões.

Durante a missão, também, serão discutidas as possibilidades de criação no Maranhão do Programa de Doutorado e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo em parceira com as instituições internacionais que participarão do encontro Equinox e de um maior número de alunos e profissionais atender ao programa nacional Ciência Sem Fronteiras, do governo federal. A agenda da presidente inclui reunião com dirigentes das Universidades de Marne La Valée, apresentação das políticas de pesquisa, de inovação e de cooperação internacional e reunião na sede do IRD/AIRD em Marseille para tratar sobre estratégias e instrumentos de cooperação científica, de valorização e de inovação; entre outros compromissos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.