Chile

Chile suspende alerta de tsunami após forte réplica de terremoto

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

BRASÍLIA - As autoridades chilenas suspenderam hoje (3) o alerta de tsunami em nível nacional, emitido após uma forte réplica ter atingido o Norte do país, um dia depois do terremoto de 8,2 na escala Richter. “Os serviços hidrográficos e oceanográficos da Marinha anularam o alerta de tsunami para todo o território nacional”, disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, em entrevista.

A magnitude da réplica, a mais forte registrada na sequência do terremoto ocorrido na noite de terça-feira (1º), foi revista de 7,8 para 7,6. “As pessoas podem regressar tranquilamente às suas casas”, acrescentou o ministro.

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, que está em Arica para acompanhar a situação, elogiou a resposta dos cidadãos e das autoridades do Norte do país, após o tremor que deixou seis mortos e graves danos materiais.

Bachelet, que viajou nessa quarta-feira para a área atingida, teve que abandonar o hotel de Arica, em que se encontrava, sendo retirada como “todas as outras pessoas” para um local alto da cidade após a forte réplica registrada ontem à noite.

A chefe de Estado chilena seguiu depois para a sede regional do Gabinete Nacional de Emergência (Onemi), onde se concentram as informações sobre o que ocorre na região, explicou aos jornalistas. “Viemos para ver como podemos ajudar e não para incomodar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.