Venezuela

Nicolás Maduro convoca Conferência Nacional de Paz

Leandra Felipe / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

BOGOTÁ (COLÔMBIA) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reiterou ontem (24) a convocação de uma Conferência Nacional de Paz na próxima quarta-feira (26). Durante uma reunião do Conselho Federal de Governo (CFB), ele reuniu governadores e prefeitos da capitais dos estados, a exceção do governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, que não compareceu à reunião, em protesto às acusações de repressão ao movimento estudantil que protesta há duas semanas. Na reunião, Maduro convocou os governadores e todos os setores da sociedade venezuelana para "isolar a violência".

"Desde Caracas digo que todos devem trabalhar na Conferência de Paz para formar uma agenda de paz que inclua todos os participantes da sociedade. Assim eu convoco a todos os governadores do país e ordeno que façam uma convocatória aos prefeitos para que participem do diálogo de paz, convivência e tolerância para isolar estes atos violentos", disse.

Maduro pediu a participação de todos os setores sociais, religiosos, jovens, mulheres, homens e trabalhadores para fazerem parte da conferência. "Temos que chegar a um acordo para renunciar à violência como método para alcançarmos a paz em respeito à Constituição, à democracia e às regras do jogo", destacou.

Na reunião, também foram aprovados quase 28,99 bilhões de bolivares (cerca de R$15,78 bilhões) para os governos e prefeituras. Maduro anunciou a liberação de recursos para todos os 23 estados e o Distrito Capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.