Internacional

ONG condena prisão de líder da oposição na Venezuela

Leandra Felipe/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

BOGOTÁ - A organização internacional de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch divulgou hoje (19) nota em que condena a prisão do líder da oposição Leopoldo López, dirigente do Partido Vontade Popular, na Venezuela.

"A detenção de Leopoldo López é uma violação atroz de um dos mais básicos princípios do devido processo legal: não se pode encarcerar alguém sem ter provas que o vinculem a um crime", diz a nota, assinada pelo diretor da Human Rights Watch para as Américas, José Miguel Vivanco.

López foi detido nessa terça-feira (18), sob a acusação de terrorismo, incitação à violência e mais sete crimes contra o governo de Nicolás Maduro, que o considera o mentor intelectual dos atos violentos no país.

Ele foi levado para um presídio fora de Caracas, segundo o governo, para a segurança dele. A Human Rights Watch pediu que López seja liberado de maneira “rápida, imediata e incondicional”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.