Desmoronamento

Desabamento de mina deixa mortos e desaparecidos na Colômbia

Leandra Felipe / Correspondente da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

COLÔMBIA - Cinco pessoas morreram, 15 ficaram feridas e 17 estão desaparecidas devido ao desmoronamento de uma mina de ouro, na zona rural de Santa-Bárbara-Iscuandé, na costa colombiana do Oceano Pacífico. O acidente aconteceu na manhã de hoje (14), próximo ao Rio Desplayado.

As primeiras vítimas foram resgatadas pelos próprios moradores, enquanto os bombeiros se deslocavam até o local, bastante afastado de centros urbanos do departamento de Nariño. A Força Aérea da Colômbia transportou paramédicos até a área afetada e fez o translado dos feridos resgatados a hospitais da região.

De acordo com a Defesa Civil, boa parte da extração aurífera na região é ilegal, e realizada fora dos padrões técnicos de segurança recomendados. O Exército local também mobilizou cinco máquinas retroescavadeiras, utilizadas em garimpos próximos, para retirar a terra que desabou e impedia a passagem para procurar pessoas possivelmente soterradas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.