Nomeação

Papa vai nomear arcebispo brasileiro, dom Orani, cardeal

O papa Francisco anunciou, neste domingo (12), a nomeação de 19 novos cardeais.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

VATICANO - O papa Francisco anunciou a nomeação de 19 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. O anúncio foi feito neste domingo (12), durante a oração do Angelus, no Vaticano.

 Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, saúda o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. Foto: Divulgação/GloboNews.
Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, saúda o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. Foto: Divulgação/GloboNews.

A cerimônia oficial de nomeação está marcada para o dia 22 de fevereiro.

Os eleitos vão compor o chamado "grupo de elite" do papa, considerados os "senadores" ou "príncipes" da Igreja Católica. Os cardeais têm a função de auxiliar o papa em suas decisões. Eles poderão participar da escolha do próximo papa após a morte ou renúncia de Francisco. Dezesseis dos 19 nomeados têm menos de 80 anos.

Serão nomeados:

América Latina: Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil); Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina); Ricardo Ezzati Andrello, arcebispo de Santiago (Chile); Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti); e Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua (Nicarágua).

Serão nomeados, também, quatro italianos, um alemão, um britânico, um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).

Com as novas nomeações, o número de cardeais eleitores passa para 122, superando o máximo de 120 que participam de um conclave, porém, 10 cardeais completam 80 anos em 2014.

O conclave que elegeu Francisco, em 13 de março do ano passado, era formado por 69 cardeais europeus, 19 latino-americanos, 11 africanos e 10 asiáticos.

Dom Orani

Dom Orani João Tempesta tem 63 anos, e é Arcebispo do Rio de Janeiro desde 2009. É considerado tímido e com grande capacidade de conciliação.

Filho caçula dos Tempesta, família com nove filhos descendente de italianos e católica fervorosa, o religioso nasceu em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, em 1950.

Segundo familiares e amigos de dom Orani, a forma serena como conduziu a Jornada Mundial da Juventude pode ter influenciado o papa Francisco na escolha dele como cardeal, uma cargo que só fica abaixo do próprio papa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.