Protestos

Simpatizantes de Morales fazem vigília e protestos em La Paz

Renata Giraldi/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

BRASÍLIA – A proibição à aeronave do presidente da Bolívia, Evo Morales, de ingressar no espaço aéreo de alguns países da Europa mobilizou desde ontem (2) simpatizantes, líderes de movimentos sociais e autoridades bolivianas em La Paz, a capital do país. Manifestantes fazem vigília em apoio a Morales e à espera de sua chegada a La Paz. Morales ainda está na Áustria, mas deve deixar hoje (3) o país.

Na capital boliviana, os simpatizantes de Morales fizeram um protesto em frente à Embaixada da França em La Paz contra a proibição ao avião presidencial. Os manifestantes gritavam frases contra os Estados Unidos e aliados.

O avião presidencial foi proibido de ingressar nos espaços aéreos da França, da Itália e de Portugal, segundo autoridades bolivianas, por suspeitas de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estivesse a bordo. Morales foi obrigado a desviar a rota e aguardar autorização para seguir viagem em Viena, na Áustria.

Snowden é acusado de espionagem pelos Estados Unidos e está na Rússia esperando a concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. Há, ainda, informações de que comunicações da União Europeia também foram monitoradas. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive ao Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.