Mundo

Obama chega à África do Sul e afasta possibilidade de encontro com Mandela

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

JOANESBURGO (ÁFRICA DO SUL) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou, no início da noite desta sexta-feira (28) à África do Sul, vindo do Senegal, para iniciar a sua primeira visita oficial de dois dias ao país. Primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama afastou possibilidade de visitar Mandela, internado desde o dia 8 deste mês em um hospital de Pretória, por causa de uma infecção pulmonar. Mandela, de 94 anos, foi o primeiro presidente negro da África do Sul.

Antes de desembarcar em Pretória, Obama disse que não visitará Nelson Mandela no hospital, por entender que este é um momento importante para a família do ex-presidente. “Eu não preciso de uma foto oficial. A última coisa que quero é ser, de alguma forma, inconveniente no momento em que a família está preocupada com a saúde dele [Mandela]”, disse o presidente americano aos jornalistas a bordo do Air Force One (avião presidencial).

Barack Obama adiantou que entregará à família de Mandela uma mensagem de “profunda gratidão pela sua liderança”. O ex-presidente, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, liderou a luta contra o apartheid, regime de segregação racial que vigorou no século passado na África do Sul.

A ex-mulher de Mandela, Winnie, disse nesta sexta que o estado de saúde do ex-presidente melhorou, embora ele continue clinicamente “doente”.

Obama vai manter, neste fim de semana, encontros com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e com o arcebispo e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1984 Desmond Tutu. O encontro com Tutu será durante visita a um centro comunitário na Cidade do Cabo.

O presidente norte-americano deve visitar também a antiga prisão de Robben Island, onde Mandela passou 18 anos preso para “prestar tributo ao seu extraordinário sacrifício”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.