Crise na Bolívia não deve afetar consumo de gás no Brasil

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h44

RIO - A Petrobras afirmou hoje (25) que a crise da Bolívia não deverá afetar o consumo de gás no Brasil. A estatal já está trabalhando para evitar qualquer risco, procurando antecipar a produção de gás das reservas de Santos (SP).

Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, a rentabilidade da empresa poderá ser prejudicada pela elevação de tributos definida pela nova Lei de Hidrocarbonetos, promulgada recentemente pelo governo boliviano. A lei, específica para companhias estrangeiras que exploram petróleo e gás naquele país, aumenta de 18% para cerca de 50% os tributos cobrados. Em conseqüência disso, os novos projetos da estatal na Bolívia serão re-avaliados.

A Bolívia vive uma crise política que tem como principal gerador de conflitos as porcentagens de cobrança sobre royalties do petróleo. Enquanto o presidente boliviano, Carlos Mesa, considera que a cobrança acima de 18% entravaria os investimentos no setor, os movimentos sociais querem a taxação de 50% sobre royalties.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.