Destroços de foguete chinês atingem aldeia e ferem menino

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Um menino no norte da China sofreu ferimentos leves quando fragmentos de um lançador de satélites caíram em uma remota aldeia da província de Shaanxi, segundo informações da imprensa estatal.

A chuva de destroços aconteceu depois do lançamento da sonda Ziyuan-2B, em 27 de outubro, do alto de um foguete Long March de 45 metros, em uma província vizinha.

Partes do propulsor possivelmente caíram em uma área montanhosa nas proximidades, mas as mudanças do vento enviaram alguns dos pedaços para a aldeia de Yanghe, segundo jornais chineses.

Moradores da aldeia recuperaram cerca de 20 pedaços de metal. Um pedaço grande, de 10 quilos, atingiu Wu Jie, um menino com idade entre 5 e 9 anos.

Wu foi levado ao hospital com ferimentos leves, segundo a edição on-line em inglês do jornal Shenzhen Daily.

O pai do menino, Wu Fusheng, disse que gastou mais do que o equivalente a 48 dólares em despesas médicas - mais ou menos o salário médio mensal na China. O governo local cobriu os gastos.

Yanghe fica no sul de Shaanxi, a 1.000 quilômetros a sudoeste de Pequim e a 600 quilômetros a sudoeste do Centro de Lançamento de Taiyuan.

Na semana passada, a agência de notícias oficial Nova China disse que o Ziyuan-2B se separou do foguete propulsor conforme o esperado e está funcionando bem em órbita.

O Ziyuan-2B um satélite de sensor remoto que será usado para monitoração ambiental, planejamento urbano e prevenção de desastres.

Um sonda semelhante entrou em órbita em setembro de 2000 e ainda opera, segundo a agência Nova China.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.