Pequim proíbe cuspe em público

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O governo de Pequim proibiu a população hoje de cuspir em público e de jogar lixo nas ruas em meio a uma campanha para limpar a cidade, que recebe um congresso do Partido Comunista em novembro e os Jogos Olímpicos em 2008.

Decretos elaborados pela prefeitura no Dia Nacional também prevêem que os responsáveis pela fixação ilegal de cartazes ou de propaganda serão multados em mil iuans (US$ 120), de acordo com a agência de notícias oficial Xinhua.

"Cusparadas ou o ato de jogar lixo em áreas públicas também estão proibidos, e os infratores podem receber multas que vão de 20 a 50 iuans", disse a Xinhua.

"Os regulamentos visam a garantir que a capital esteja limpa e em ordem", acrescentou.

Cuspir em locais públicos é um costume presente na maior parte da China.

A prática, apesar de ser alvo esporádico de campanhas para desencorajá-la, é considerada algo natural e uma função necessária do organismo.

A China prometeu investir bilhões de dólares nos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2008.

Entre esses estão um grande projeto de reforma de Pequim, uma limpeza ambiental e uma campanha para ensinar inglês para os motoristas de táxi da capital.

Autoridades municipais também investiram contra a criminalidade e realizam campanhas de limpeza às vésperas do congresso do Partido Comunista, marcado para começar em 8 de novembro, e no qual, prevê-se, será anunciada a aposentadoria de vários líderes importantes do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.