Rio+10: FH defende fortalecimento de parcerias internacionais

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou há pouco, ao discursar na abertura da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, que a luta pelo desenvolvimento sustentável inclui trocas internacionais menos excludentes e mais justas.

Na avaliação do presidente, o mundo registra níveis desumanos de pobreza e nunca poderá encontrar um desenvolvimento sadio quem estiver contaminado por uma globalização assimétrica. "Precisamos fortalecer as parcerias internacionais para gerar melhores oportunidades de emprego. A luta pela sustentabilidade passa por uma maior previsibilidade e estabilidade dos fluxos de capitais e pelo maior acesso a mercados para os países em desenvolvimento", enfatizou.

Fernando Henrique reiterou que o Brasil continuará lutando contra o protecionismo dos países desenvolvidos e, neste sentido, manterá combate aos subsídios agrícolas e a todo tipo de barreiras tarifárias. "São imperatívos fundamentais na luta pela erradicação da pobreza", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.