Fãs fazem homenagens emocionadas no quinto aniversário da morte de Diana

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

LONDRES -- Eles já não são tão numerosos como nos anos anteriores, mas a emoção ainda é a mesma. Com lágrimas nos olhos, centenas de fãs da Princesa Diana prestaram-lhe homenagens tocantes, em Londres e em Paris, para lembrar o quinto aniversário de sua morte.

Diana, princesa de Gales, morreu na noite de 31 de agosto de 1997 junto com o namorado, Dodi Al-Fayed, no violento choque do Mercedes que os transportava com uma pilastra do Túnel das Almas, na capital parisiense.

As homenagens começaram na noite de sexta-feira com uma vigília que reuniu dezenas de admiradores nos portões do Palácio de Kensington, onde a princesa morava.

Se a família real britânica não programou qualquer homenagem especial a Diana, conhecida como a "princesa dos pobres", os fãs esforçam-se para não deixar a data passar em branco.

"É nossa forma de conservar viva sua lembrança", explicou Julie Cain, de 37 anos, que participou da vigília. "Ela tinha um dom particular para fazer-se sentir como alguém especial".

Terry Hut, um carpinteiro aposentado de 67 anos, também passou a noite acampado na calçada junto às grades do palácio.

"Diana trouxe um ar fresco à família real e, à sua maneira, ela os educou", avaliou. "Ela era muito íntegra e dizia o que pensava, por isso as pessoas gostavam dela";

As grades foram tomadas por flores, balões em forma de coração e cartazes, um dos quais dizia: "Ela nos faz falta. Não precisava de assessores de imprensa porque o amor dela pelas pessoas da rua vinha do coração".

Também a vitrina da Harrod's – maior loja de departamentos de Londres e de propriedade do pai de Dodi Al-Fayed – homenageou a princesa e seu namorado, exibindo retratos dos dois.

Na calçada em frente à loja, fãs também deixaram buquês de flores.

Harrod's, em Londres: Diana e Dodi lembrados

O Palácio de Buckingham informou que a família real lembrará o quinto aniversário da morte de Diana apenas com uma missa particular, no domingo, no Castelo de Balmoral, na Escócia. A cerimônia contará com a presença da rainha Elizabeth, de seu marido, o príncipe Philip, e do príncipe Charles, com quem Diana teve os filhos William e Harry.

Já o irmão de Diana, o conde Spencer, passa este sábado em família, em Althorp, casa da infância da princesa, onde seu corpo foi sepultado e é ainda local de peregrinação.

Em Paris, dezenas de pessoas visitaram o monumento "Chama da Liberdade", erguido na entrada da Ponte da Alma em homenagem a Diana, e ali deixaram flores e mensagens.

Mãe de Diana desabafa

Na Escócia, em entrevista a uma emissora de televisão britânica, a mãe de Diana, Frances Shand Kydd, aproveitou a ocasião para fazer um desabafo, criticando os amigos e sócios da princesa que, segundo ela, "traíram" a filha, vendendo histórias depreciativas de sua vida.

Vida de Diana é devassada em mais um livro lançado esta semana

Frances também condenou a "comercialização" da morte de Diana e pediu aos britânicos que demonstrem maior sensibilidade em relação aos sentimentos dos príncipes William e Harry.

"Estou certamente decepcionada pelo fato de, desde a sua morte, tantas pessoas nas quais ela confiava terem quebrado essa confiança e, por ganância financeira, terem aberto o jogo", disse.

"Mesmo depois que alguém vai para o túmulo, confiança é algo que dura uma vida inteira. A morte não desonera ninguém do compromisso da confiança. É triste que tantos tenham falhado nesse departamento", acrescentou.

Frances não mencionou nomes, mas suas declarações vêm à tona logo após a publicação de mais um livro sobre a vida particular da princesa: "Diana: o segredo mais bem guardado", escrito por um ex-guarda-costas, Ken Wharfe.

Entre outras revelações picantes, Wharfe lembra de uma ocasião em que Diana o teria deixado vê-la nua. Também conta como a princesa pulou de uma varanda para tentar escapar dos 'paparazzi".

Comenta-se na Inglaterra que o livro de Wharfe deixou William e Harry "incandescentes" de raiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.