Religiosidade popular

Devotos festejam Santos Reis no município de Montes Altos

A festa em homenagem aos três reis magos, ocorre há 52 anos em Montes Altos.
João Rodrigues/ Imirante Imperatriz07/01/2017 às 17h09

MONTES ALTOS – A população de Montes Altos, em especial os devotos dos Santos Reis, mantiveram a tradição de homenagens ao Três Reis Magos, que são citados no evangelho de São Mateus, como os três personagens que visitaram Jesus, ao nascer, e o presentearam com ouro, incenso e mirra. A festa em Montes Altos vem sendo realizada há 52 anos, e também, marca o encerramento das festividades do Natal.

Dezenas de pessoas, na maioria devotos, compareceu a celebração da Santa Missa do Dia dos Santos Reis, em Montes Altos. (Foto: Divulgação/ Aldo Manoel)

A celebração, que vem sendo presidida todos os anos pela devota Maria do Carmo, virou uma tradição de Montes Altos. Assim que ele começou com as celebrações, em 1964, as atividades duravam uma semana, mas nos últimos anos as homenagens e pagamentos de promessa são apenas no dia 6 de Janeiro.

Devotos se ajoelham ao lado do altar dos Santos Reis, em Montes Altos. (Foto: Divulgação/ Aldo Manoel)

Dona Maria do Carmo vem realizando a festa em agradecimento a uma bênção alcançada.

Leia, também:

Tradição da Festa de Santos Reis é mantida em Montes Altos

A programação deste ano constitui-se da celebração de uma missa na casa de dona Maria do Carmo, a solenidade em si que diz respeito a parte em que os devotos pagam suas promessas e fazem orações num altar com todas os ritos e tradição impostos pela fé e a confraternização.

Devotos fazem peregrinação com a imagem dos Santos Reis na porta da casa de uma família previamente selecionada para a cerimônia. (Foto: Divulgação/ Aldo Manoel)

Após a parte religiosa, os devotos realizam uma grande confraternização com direito a almoço comunitário e um café da manhã reforçado com diversos tipos de bolo, fabricados, em mutirão, em dias anteriores a festa.

A dona Maria do Carmo, a filah e o esposo, diante do altar dos Santos Reis.(Foto: Divulgação/ Aldo Manoel)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.