Saúde

Hospital Alívio do Sofrimento corre o risco de fechar as portas

A falta de recursos ameaça o único hospital da cidade, ainda, esta semana.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – O Hospital Alívio do Sofrimento, criado por Organizações Não-Governamentais (ONGs) internacionais por meio dos frades Capuchinhos em Montes Altos, na década de 1970, pode fechar as portas até o fim desta semana.

A coordenação da unidade de saúde, que possui cem leitos, alega a falta de recursos para manter o atendimento a população de Montes Altos e apela para o Governo do Estado.

O hospital vinha funcionando graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual, a coordenação da “Casa de Saúde” e o Governo do Estado.

Com o inicio da atual administração do Estado, a coordenação informa que o repasse de recursos foi suspenso. Há mais de uma semana foi criada uma comissão formada por representantes da direção do hospital, Igreja Católica, Câmara de Vereadores, Prefeitura e Ministério Público Estadual que vem tentando marcar uma audiência com o governador Flávio Dino para tentar resolver o problema.

A comissão espera, ainda, para esta semana a realização da audiência para tentar por fim ao impasse, mas já avisou que se o Governo do Estado não manter o repasse de recursos o hospital fechará as portas. Em caso de fechamento do hospital, que funciona como uma espécie de "Socorrão", os pacientes de Montes Altos e municípios próximos serão trazidos todos para o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.