Governo Itinerante

Ações de saúde são intensificadas em Mirinzal e Cedral

Divulgação/SES

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - Mirinzal e Cedral foram os dois municípios da Baixada Maranhense beneficiados, esta semana, com as ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desenvolvidas durante o Governo Itinerante. As pessoas foram beneficiadas com serviços de vigilância epidemiológica (vacinação), assistência em clínica médica e pediatria, exames de preventivo do câncer ginecológico, glicemia, colesterol total e PSA (próstata).

Os atendimentos em Cedral foram concentrados no Hospital Nossa Senhora da Conceição e 367 pessoas foram atendidas na triagem de peso e pressão arterial. Destes, 258 receberam atendimento em clínica médica e 59 na pediatria; 327 pessoas fizeram exames laboratoriais de glicemia e colesterol, 138 homens da próstata (PSA) e 65 mulheres fizeram o preventivo de câncer de colo uterino e 14 crianças tiveram seus cartões de vacinação atualizados.

O pescador Nilson dos Santos, 46 anos, morador de Cedral, aproveitou a oportunidade para fazer os exames laboratoriais. “A gente vive muito tempo no mar e não tem tempo de cuidar da saúde direito. Hoje vou aproveitar para fazer os exames”, disse. Durvalino Braga Santos, 49 anos, morador do povoado Itajuba, fez pela primeira vez o exame laboratorial de próstata. “Dizem que é importante para prevenir o câncer no homem e por isso vim logo fazer”, disse.

Jaciele Nunes Costa levou as filhas Luciele Costa (5) e Paola Sofhia (4), que são asmáticas, para consultar com a pediatra. “Quero saber como posso fazer para prevenir que elas tenham crises constantemente”, justificou. Maria Emilia Nunes, do povoado Jacarequara, também buscou fazer o preventivo. “A minha irmã fez a coleta ontem e avisou. Não quero perder a oportunidade de fazer todos os exames laboratoriais também”.

Em Mirinzal, foram aferidas e pesadas 349 pessoas nos dois dias de atendimento, sendo 327 atendidas pelo clínico geral e 42 na pediatria. Um total de 288 adultos fizeram o kit laboratorial de glicemia e colesterol; 110 de próstata, 114 mulheres fizeram preventivo e 14 pessoas foram imunizadas. A dona de casa Diva Cruz Avelar, 56 anos, moradora do povoado Porto Nascimento, que fica distante seis quilômetros de Mirinzal, foi em busca dos atendimentos laboratoriais e coleta de preventivo. “O carro de som passou avisando dos atendimentos e resolvemos vir fazer os exames e consultar”, completou.

O agricultor Francisco de Oliveira Silva, 38 anos, do povoado Flechal, foi em busca dos exames laboratoriais. Ele é hipertenso e diz sofrer com dores de cabeça. “Vim medir a pressão e consultar para saber se é preciso mudar a medicação”. Assim como ele, Nilson Barbosa Ribeiro esteve no Centro de Saúde Maria José Gonçalves para aferir pressão. “É bom fazer todos os exames para saber como está a saúde”, completou o pescador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.