Há 5 anos público se emocionava com final de ''Justiça''; relembre a história e veja curiosidades

Minissérie, que foi indicada ao Emmy Internacional como Melhor Série Dramática, contava quatro narrativas que tinham em comum quatro prisões ocorridas na mesma noite de 2009

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(adriana-esteves-manuela-dias-vladimir-brichta.jpg)

Há cinco anos, o público parava para assistir a final de Justiça, minissérie de grande sucesso da Globo. A obra de Manuela Dias e com direção artística de José Luiz Villamarim abordou temas reais e emocionou os telespectadores. Na trama, quatro histórias independentes tinham em comum quatro prisões acontecidas em uma mesma noite de 2009. Ambientada em Recife, as narrativas não tratavam de leis ou processos jurídicos, e sim do que é justo ou não sob o ponto de vista de cada um dos personagens.

🎥 Vamos relembrar detalhes e curiosidades da minissérie?

📖 Histórias

A vingança de Elisa

Elisa (Debora Bloch) não é capaz de superar a morte da filha Isabela (Marina Ruy Barbosa), assassinada a tiros pelo então noivo Vicente (Jesuíta Barbosa), que surta ao flagrar a amada nos braços do ex-namorado. O relacionamento com Heitor (Cássio Gabus Mendes) até lhe ajuda a seguir sua vida, mas o desejo de vingança não sai de sua cabeça, e ela persiste com a ideia de fazer justiça com as próprias mãos. Já Vicente, que fica sete anos preso, dorme todos os dias com a culpa e o arrependimento do crime que cometeu e tem como grande objetivo de vida conseguir o perdão de Elisa.

Uma família unida, separada pelos vizinhos

Fátima (Adriana Esteves) é uma mulher trabalhadora que vive muito bem com o marido Waldir (Ângelo Antônio) e os dois filhos Mayara (Letícia Braga/Julia Dalavia) e Jesus (Bernardo Berruzo/Tobias Carrieres) em um sítio na periferia. Sua vida é perfeita até a chegada de seus novos vizinhos: o policial machista Douglas (Enrique Diaz), sua namorada encrenqueira Kellen (Leandra Leal) e o cachorro Furacão. O animal começa a atazanar a família, até um dia em que morde Jesus, e Fátima perde a cabeça, matando o cão. Para se vingar, Douglas 'planta' drogas no jardim da vizinha, e ela é presa por sete anos.

Amigas inseparáveis

Rose (Jéssica Ellen) é a filha da empregada da casa de Débora (Luisa Arraes), sua amiga desde sempre, e a distinção de cor ou classe social nunca existiu na relação das duas. Quando eram mais jovens, adoravam uma diversão e, em um luau de comemoração de aniversário de Rose, elas compram drogas no quiosque de Celso (Vladimir Brichta). O problema é que uma batida policial as surpreende no meio da balada. Apenas Rose é revistada e presa, enquanto Débora passa impune e não tem coragem de dividir a culpa. Após sete anos atrás das grades, Rose reencontra a amiga sem cobrar nada, e descobre que ela se tornou uma mulher fragilizada após sofrer um estupro. Juntas, elas decidem encontrar o criminoso.

Romance marcado por tragédia

Maurício (Cauã Reymond) é casado pela talentosa bailarina Beatriz (Marjorie Estiano). A felicidade do casal é abalada quando ela é atropelada por Antenor (Antonio Calloni). Ele é um político corrupto que dá um golpe na empresa de ônibus da qual é sócio e torna-se rico às custas dos outros. Após o acidente, Beatriz fica tetraplégica e implora que seu marido faça eutanásia nela. Depois que mata a amada, Maurício vai preso durante sete anos. Quando sai da cadeia, começa a colocar em prática seu plano de vingança contra Antenor, que fugiu sem prestar socorro após o atropelamento.

👀 Curiosidades

A minissérie teve 20 episódios
Estreou no dia 22 de agosto de 2016
Manuela Dias, escritora, se dedicou três anos à serie, desde a ideia até o último capítulo ir ao ar
Foram 870 páginas de diálogos escritos

A minissérie foi indicada ao Emmy Internacional, na categoria de Melhor Série Dramática
Adriana Esteves foi indicada ao Emmy Internacional, na categoria de Melhor Atriz

Na trilha sonora, a trama foi embalada por músicas de Roberto Carlos, Los Hermanos, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, Fagner, Elba Ramalho, Chico Buarque e mais!
Na minissérie, o casal Adriana Esteves e Vladmir Brichta era também colega de elenco
Justiça tinha várias aberturas. As cenas foram gravadas em locações reais da capital pernambucana

Os finais das quatro histórias de Justiça tiraram o fôlego do público. Cada protagonista, teve seu último capítulo contado na minissérie com um final feliz, após os personagens mostrarem ao longo das narrativas seus dilemas do dia a dia. Relembre as cenas de Elisa, Fátima, Rose e Maurício!

Ao longo da minissérie, o público também acompanhou as histórias de outros personagens, que também tiveram os seus desfechos nos últimos capítulos.

📺 Reveja toda a série no Globoplay!

📰 Jornal

Na primeira semana da minissérie, no fim de cada capítulo, o público viu os rostos dos presos estampados na capa do jornal: Vicente (Jesuíta Barbosa) assassinou a noiva, Fátima (Adriana Esteves) matou o cachorro e foi presa como traficante de drogas, Rose (Jéssica Ellen) foi revistada com drogas, e Maurício (Cauã Reymond) cometeu eutanásia.

No último episódio, o mesmo volta a acontecer. No fim da história, outro jornal foi para as bancas, mas agora as notícias são diferentes. Antenor (Antonio Calloni) foi preso acusado de matar Vânia (Drica Moraes); o corpo de Oswaldo (Pedro Wagner) foi encontrado em sobrado; Mayara (Julia Dalavia) apareceu em imagem de turismo sexual, e Vicente morreu em grave acidente de carro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.