Após internação por Covid, Luciano Szafir revela: ''Tenho que fazer cirurgia para reconstruir o intestino''

Complicação surgiu ao longo da recuperação da doença e pelo uso de anticoagulantes. Ator disse ao Fantástico que pensou no risco de não sobreviver: ''Achei que ia embora''.

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(novo-projeto-14-.jpg)

Foram 32 dias de internação por Covid, intubação, duas cirurgias e medo de não sobreviver a todas essas complicações. Mas o ator Luciano Szafir, de 52 anos, venceu a doença e contou ao Fantástico deste domingo (25) as dificuldades que enfrentou no hospital. Ele revelou que ainda precisará passar por mais algumas cirurgias para reconstruir o intestino.

“Não dá para descrever. Não dá para descrever o quão próximo... Eu achei que eu ia embora. O intubar foi a pior coisa da minha vida. Lembro que falei: não sei se saio daqui”, lembrou o ator.

Szafir precisou ser internado poucos dias após o casamento da filha Sasha Meneghel, fruto do seu relacionamento com a apresentadora Xuxa.. Em lua de mel, ela e o marido anteciparam a volta ao Brasil. "É muito difícil pensar em quem você ama e saber que você pode deixá-los a qualquer momento", disse Szafir (assista ao vídeo acima).

O problema na região surgiu como consequência do tratamento para a embolia pulmonar. O uso dos anticoagulantes causou uma perfuração em uma alça intestinal que fez sangrar na cavidade abdominal.

ENTREVISTA AO FANTÁSTICO: 'Não queiram sentir isso. Sejam responsáveis, se vacinem'; ASSISTA

“É muito grave. Ele poderia ter feito uma sepse fulminante. Ele estava em uso de corticoide, que é uma medicação que reduz a inflamação e reduz a resposta imunológica da pessoa também. Ele teve que ser operado às pressas. Foi feita então uma remoção desse segmento do intestino que estava isquemiado, e ele teve que fazer então uma colostomia”, explicou o médico João Pantoja, do Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que atendeu Szafir.

Segunda cirurgia

Após a primeira cirurgia na parte intestinal, Szafir voltou a ter complicações com um novo sangramento na região.

“No dia 14 de julho, após a extubação, ele teve um quadro de dor abdominal súbita de novo. Teve um sangramento no local da colostomia, e passou por mais uma cirurgia, menos invasiva, mas para evitar novos coágulos”, explicou Pantoja.

O ator ainda terá que passar por novas cirurgias na região para reconstruir o intestino.

“Tenho aí uma luta aí pela frente de alguns meses. Depois eu tenho que fazer muita cirurgia para reconstruir o intestino, mas tudo bem. É um dia de cada vez. Abro o olho hoje, e a primeira coisa que eu faço é agradecer à vida”, disse ele que perdeu 15 quilos enquanto estava internado.

A doença

Szafir começou a ter sintomas da Covid no dia 15 de junho. A data é a mesma do início da vacinação no Rio de Janeiro para 52 anos, a idade de Szafir.

Mas ele foi aconselhado pelo médico a não tomar a vacina contra a Covid naquele dia.

“Ele falou: você está com sintomas? Vai fazer uma tomografia, porque se você tiver com a doença, com o vírus, isso vai vir muito forte em você”, explicou Szafir.

O ator tentou se tratar em casa, mas com febre, falta de ar e acometimento de 25% do pulmão, ele se internou no dia 22 de junho. A doença tornou-se agressiva e passou a comprometer 50% do pulmão.

Ele desenvolveu uma embolia pulmonar, precisou fazer uso dos anticoagulantes e com isso teve a complicação intestinal. Foi intubado, operado e só voltou a respirar sozinho no dia 10 de julho.

Sua mulher, Luhanna Szafir, contou ao Fantástico sobre a emoção de vê-lo acordar.

“A primeira vez que ele me viu, que ele abriu o olho e me viu, ele intubado, ele queria se comunicar. Ficava pedindo para escrever, mexendo com a mão, mas não tinha condições, porque estava muito sedado, né? Aí ele conseguiu fazer para mim [com gestos]: ‘Eu amo você’, que ele sempre faz para mim toda vez que a gente se despede. Ele conseguiu fazer com a mão, sabe? Aí me deu um alívio muito grande, falei: gente, ele está vivo”, lembrou Luhanna.

Szafir disse que pensou na família durante toda internação:

“São duas lutas: contra vírus e contra a cabeça. O tempo todo eu pensava nos filhos, na minha mulher, na minha família, sabe?”

Além de Sasha, que tem 22 anos, Szafir é pai de Mikael e Davi, de 7 e 6 anos — os meninos são frutos do seu casamento com Luhanna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.