Thiago Fragoso lembra beijo gay em ''Amor à Vida'': ''A gente imaginou que tinha dado um passo no Brasil''

No podcast Novela das 9, o ator lamenta que o assunto ainda seja um tabu e fala sobre o mês do Orgulho LGBT+: ''A gente tem capacidade de evoluir''; ouça agora!

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(card-materia-podcast-novela-das-9-final-felix-e-niko.jpg)

Em janeiro de 2014, Mateus Solano e Thiago Fragoso entraram para a história da TV brasileira. No último capítulo de Amor à Vida, os atores protagonizaram o primeiro beijo entre dois homens em uma telenovela. Félix e Niko marcaram época e são um sucesso até hoje. Os casais homoafetivos na dramaturgia, no entanto, ainda são um tabu.

Convidado especial do podcast Novela das 9, Thiago Fragoso se orgulha de ter estrelado este momento histórico e destaca a coragem de Walcyr Carrasco, autor da trama, que alterou o final planejado para coroar o amor entre os dois personagens:

"A gente entrou em uma viagem coletiva junto com o público. Foram dois personagens muito poderosos, o Walcyr teve a maior coragem de mudar a novela toda para os dois ficarem juntos."

Para o ator, que lembra com carinho da repercussão positiva do beijo, o segredo do sucesso foi a humanização de Félix e Niko, que tinham uma história de amor fofa, divertida e verdadeira:

"Quando os personagens se conheceram, foram se apaixonando e essa relação foi se desenvolvendo, a gente não estava preocupado em sexualizar aquela história. A gente estava preocupado em mostrar a humanidade dessas pessoas, e acho que foi nessa que o público comprou, porque foi realmente um casal muito singelo, era um amor muito verdadeiro. As brigas deles eram muito divertidas, a gente ria com eles também."

Por outro lado, Thiago lamenta que, mesmo sete anos após esta cena, a representação de casais homoafetivos nas telenovelas ainda seja um tabu e gere reações preconceituosas de parte do público. O artista conta que, na época, acreditou que seu trabalho ajudaria o Brasil a romper a barreira da homofobia:

"Foi um beijo esperado e comemorado como gol de Copa do Mundo, até hoje a gente lembra dos fogos. E aí é claro que a gente imaginou que tinha dado um passo no Brasil, que seria mais fácil falar sobre isso, mas na verdade não. Logo depois, em novelas que vieram, a gente relembrou como nossa sociedade é conservadora."

A solução apontada pelo ator? Continuar a pautar o amor em toda a sua diversidade, sobretudo neste mês dedicado ao Orgulho LGTQIA+. Aliás, Thiago Fragoso não esconde sua torcida para que haja uma reprise de Amor à Vida, caso ainda não seja possível estrear a próxima novela inédita na faixa das 21h devido à pandemia:

"Eu torço para que a novela seja reprisada, porque tem que deixar esse assunto em voga. A gente tem essa capacidade, como sociedade, de evoluir. Eu torço para que a gente possa de fato riscar esse assunto dos assuntos tabus."

O podcast Novela das 9 tem produção, roteiro e apresentação de Carolina Pamplona, Eduardo Wolff e Vitor Gilard. A edição é de Thiago Jacobs.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.