Cantora pernambucana Alessandra Leão disponibiliza nas plataformas digitais o disco Acesa

o disco é composto por dez faixas e produzido e arranjado pela artista ao lado de Caê Rolfsen, com quem lançou Macumbas e Catimbós, indicado ao Grammy Latino 2019. No Plugado, na Mirante FM, ela lançou Borda da Pele.
21/11/2021 às 17h35
Alessandra Leão no Plugado, na Mirante FM. Foto: Gabriel Bianchini (Alessandra Leão)

Já disponível nas plataformas de streaming o novo disco ACESA da compositora, cantora, percussionista e produtora musical pernambucana, Alessandra Leão. No dia 31 de outubro, ela lançou o single BORDA DA PELE, no PLUGADO, na MIRANTE FM, trocando ideia virtualmente com o jornalista PEDRO SOBRINHO, produtor e apresentador do programa.

Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, o disco é composto por dez faixas e produzido e arranjado pela artista ao lado do produtor musical Caê Rolfsen, com quem lançou Macumbas e Catimbós, indicado ao Grammy Latino 2019.

O álbum é a finalização do projeto de mesmo nome, que passou por diferentes etapas.
Na primeira delas, Alessandra Leão realizou conversas em caminhadas livres, sem roteiros pré-determinados, com mestres, músicos e líderes religiosos ligados às tradições do Coco, Ciranda, Maracatu de Baque Solto, Jurema, Umbanda e Candomblé dos estados de Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Em um segundo momento, os bate-papos foram transformados em websérie, disponível no canal do Youtube da artista
https://www.youtube.com/user/alessandraleao e fizeram parte do processo de pesquisa para o novo trabalho.

Single

Borda da Pele, composição de Alessandra em parceria com a escritora Micheliny Verusnk e Caê Rolfsen, mostra a principal característica de Acesa: trata-se de um disco todo pensado a partir de arranjos com sintetizadores, que permitiram a criação de novos sons, timbres e texturas.

Perfil

A artista Compositora, cantora, percussionista e produtora musical, nascida em Pernambuco,
Alessandra Leão tem oito discos lançados. Foi indicada ao Grammy Latino, ao Prêmio da Música Brasileira e ao WME, e recebeu o Prêmio Grão de Música, pelo conjunto da sua obra.

Começou na música como uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre
Fulorzinha, no final da década de 1990, durante a efervescência do movimento Mangue Beat. Ao lado de musicistas como Karina Buhr e Isaar, parceiras de banda, contribuíram para abrir trilhas para gerações seguintes de mulheres, sobretudo na percussão e em papéis de liderança artística.

Em 2006, iniciou sua carreira solo com CD Brinquedo de Tambor. Em 2009, lançou o CD
Dois Cordões e mais recentemente Macumbas e Catimbós, indicado ao Grammy Latino 2019. Faz parte de sua discografia a trilogia de EPs Língua - composta por Pedra de Sal (2014), Aço (2015) e Língua (2015) - e os projetos Folia de Santo (2008) e Guerreiras - Trilha Sonora Original (2010). Atualmente, prepara para o lançamento do seu nono disco, Acesa, selecionado pelo programa Rumos, do Itaú Cultural.

Em 25 anos de carreira, Alessandra Leão atuou ao lado de importantes músicos e compôs com parceiros como Chico César, Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Juliano Holanda, Caçapa, Lívia Mattos, Siba, Arthur de Faria e Dani Nega. Já se apresentou no Brasil e em países da Europa, América Latina e América do Norte. Ministra aulas de voz e de ilu (tambor usado nos terreiros de Xangô e Jurema em Pernambuco) e é curimbeira da Casa de Umbanda Pai João da Ronda - Terreiro Recanto Quiguiriçá.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.