Reggae Point

Norris Cole voa livre, leve e solto como um pássaro em novo disco de reggae

O álbum do músico e produtor jamaicano, adotado pelo Maranhão, chama-se "Free As a Bird". Foi gravado em três de estúdios diferentes na Jamaica e mixado em Barbados, com participações de várias lendas do reggae.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Norris Cole o músico jamaicano que o Maranhão adotou. Foto: Divulgação
Norris Cole o músico jamaicano que o Maranhão adotou. Foto: Divulgação (Norris Cole)

Norris Cole está de pé e pronto com seu novo álbum intitulado “Free As a Bird”. O novo trabalho dele foi gravado em três estúdios de gravação diferentes na Jamaica: Joe Gibbs Record Studios, GG's Recording Studios e Solid Sound Recording Studio.

O álbum foi mixado no Blue Wave Record Studio, em Barbados, por uma equipe jamaicana de engenheiros como Carlos Gray, dos estúdios Joe Gibbs e Sugar Minott, Rohan Richards do estúdio de gravação GG’s e Carl Topping do Joe Gibbs e Mixing Lab Studios.

Músicos como, o lendário Lloyd Obeah Denton, no teclado, e na guitarra, é claro, uma das lendas vivas do violão moderno, Eddy Grant, o baixista Larry Silveira e Lloyd Parks, além baterista, o Neville Grant, nos backing vocais estão Eddy Grant, George Dekker, Marie Marie e Vickie Nelson participam do disco.

Segundo Norris, este disco foi gravado, há dezenove anos. Para ele, é um trabalho que está muito próximo dele porque tem um cunho sentimental.

O músico aproveita o espaço da entrevista ao site da Mirante FM para agradecer aos gestores e equipe do estúdio de gravação "Blue Wave", pela ótima recepção no estúdio enquanto esteve por lá.

Perfil

Nascido em 24 de fevereiro de 1945 em Westmoreland no oeste da Jamaica. Norris Cole é Luddy Pioneer e Luddy Pioneer é Sydney Crooks; fundador e membro original do clássico trio vocal Jamaicano The Pioneers.

Para ir um pouco mais longe, Norris Cole é um dos primeiros cantores de reggae da Jamaica, compositor e produtor a pôr o pé no Japão, cantando e produzindo música reggae. Ele fez isso cinco anos antes de Bob Marley.

Norris Cole é responsável pela elevação (sucesso) de muitos dos melhores artistas da Jamaica.
Artista como Gregory Isaacs, ou seja, “All I have is love”, álbum produzido por ele Norris Cole, que obteve enorme sucesso em todo o mundo.

Para o livro dos recordes de reggae, Norris Cole o mesmo Sydney Crooks, é considerado um dos maiores produtores da Jamaica, contribui muito com o sucesso da musica Jamaicana.

Norris Cole,Sydney Crooks, Luddy Pioneer, como queiram chamá-lo, é pessoa sempre ocupada na área musical compondo ou produzindo muitos artistas como, Gregory Isaacs, Márcia Griffts (do grupo The Wailers), Carlene Davis, Owen Gray, Eric Donaldson, Winston Groove, Johny Orlando, Dennis Brown, Donna Marie, The Pioneers, Jackie Brown, George Dekker, Tyrone Taylor, Brent Dowe, Fredy Mckay, Dennis Alcapone, Delroy Wilson, Justin Hinds, Alton Ellis. Lloyd Parks, Eclips Band, George Faith,e a lista continua…..

Norris Cole também compartilhou palco com um dos maiores cantor de todos os tempos: seu ídolo John Lennon.

Quase todos os artistas que passaram pelo o Estúdio de Gravação do saudoso Joe Gibbs, passaram pelas mãos de Norris Cole. Artistas como, culture, Horace Andy, Augustus Pablo, Stanley Beckford, The Versatiles, Junior Biles e muitos outros. Alguns dos maiores engenheiros da Jamaica, como David Rowe, Rogan Richards, Carlos Gray, Carl Toppin, trabalhou sob a supervisão de Norris Cole.

Norris Cole, junto com os outros dois Pioneiros, trabalharam em conjunto, em um grande projeto com o grupo UB40, e doaram os royalties da canção escrita por Norris Cole, George Dekker e Jackie Robinson, para alimentar as crianças famintas da África.

Norris Cole foi adotado pelo o Maranhão (Brasil) como sua segunda casa. Há bastante tempo que ele fica em conexão entre a Jamaica e o Maranhão. Ele é casado com a Maranhense Lady Conceição e juntos tem um filho de 12 anos,o Norris Cole Jr. Enfim, Norris Cole é um produtor completo, cantor e compositor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.