MPM de Cara Nova

Valéria Sotão lança single Cuidar de Mim e garante primeiro disco solo para 2022

Este é o 4º single lançado pela jovem cantora e compositora maranhense, natural de São Luís. Formada em jornalismo, Valéria diz que a música é o seu foco principal e anuncia álbum solo com aproximadamente 10 música
Pedro Sobrinho/Jornalista13/10/2021 às 15h05

Na edição desse domingo (13/10), do PLUGADO, na Mirante FM, a jovem cantora e compositora maranhense, Valéria Sotão, lançou o single CUIDAR DE MIM. Esta é a quarta música lançada pela artista e irá fazer parte do primeiro disco solo, com lançamento previsto para 2022.

Valéria Sotão no Plugado, Mirante FM, lançando Cuidar de Mim. Foto: Capa

Na conversa com o jornalista Pedro Sobrinho, Valéria também falou do seu retorno aos palcos, da sua produção musical, desafios e perda durante o período da Pandemia.

- Como não pude fazer shows eu priorizei a produção musical. Meu plano era que o meu primeiro disco saisse este ano. Perdi meu pai para Covid-19, tive alguns gastos extras. Mas, quis lançar pelo menos a música Cuidar de Mim que trouxe para lançar na Mirante FM. Este é o quarto single que lanço. Pretendo no primeiro semestre do ano que vem lançar o meu primeiro disco solo com aproximadamente dez músicas - adiantou. - Ainda é estranho chegar nos locais em São Luís e perceber as pessoas sem máscaras. Mas, eu me sinto segura pois estou com as duas doses de vacina e por saber que 70% das pessoas estão imunizadas e muitos hospitais na cidade com zero casos de Covid-19. Isto me anima e deixa segura para um retorno ao palco. Tenho um festival que participarei no fim de outubro. E em novembro penso em fazer shows em espaços da ilha - ressalta.

Arte e Jornalismo

Embora jornalista, Valéria diz que a música é o seu foco principal. Ela destaca, ainda, a sua afinidade com o audiovisual e a fotografia. No videoclipe de Desmanchem, ela assume também a produção artística. Também rasga elogios ao produtor Memel Nogueira e se queixa de um machismo velado na música.

Perfil

Natural de São Luís do Maranhão, Valéria gostava demúsica desde criança, ouvindo coisas que a mãe e um tio escutavam em casa e nas reuniões familiares. Quando passou a ver MTV, aos 11, a curiosidade por bandas e artistas foi crescendo. Aos 15, ela pediupara ter aulas de violão.

Começou logo a compôr, mas por questões familiares, acabou fazendo faculdade de jornalismo, o que atrasou seu sonho de viver de música. Em 2017 lançou seu primeiro trabalho que foi parar nas plataformas, a canção "Vontades", um blues com letra confessional, e teve uma boa repercussão local, tocando bastante nas rádios de São Luís.

Valéria sempre ouviu de tudo, especialmente rock, folk, bossa nova, samba e mpb. Dessa forma, a compositora gosta de experimentar ritmos e elementos variados em suas músicas, como um dos seus artistas favoritos, Caetano Veloso. Suas influências vão de Rita Lee e Joni Mitchell à Gil, Gal e Caetano, passando por vários estilos da world music.

Em 2019, a cantora lançou sua segunda música de trabalho, "Desmanchem", uma obra com toques brasileiros e de trip-hop. Sua composição foi inspirada por uma música duo de música eletrônica Air. Em seguida seguiu experimentando e lançou sua primeira música dançante, um ska chamado "Chocolate Meio-Amargo, com um clipe bem produzido.

Dessa forma, o som da cantora não pode ser definido em um só estilo, Valéria faz uma "mpb experimental", com toques de outros gêneros do mundo. Se considera uma cancioneira, com letras íntimas e muitas vezes acessíveis, e que a parte mais importante da música é a melodia e não
necessariamente o ritmo.

Já se apresentou em diversos lugares de São Luís, em festivais como o Festival Sonora de Compositoras por duas vezes, e também em João Pessoa, onde se apresentou na FINCC através do Sebrae - MA. Participou do coletivo maranhense "Somanas", foi uma das fundadoras com incentivo da cantora Labaq, e chegou a produzir o primeiro show do coletivo de mulheres. Seu clipe "Chocolate Meio-Amargo, dirigido por Emilio Sagaz, foi selecionado para a Mostra de Videoclipes da Feira da Música do Ceará em 2020. Valéria dirigiu e editou o clipe de
"Desmanchem", e também ajudou na edição do videoclipe de "Vontades".

A cantora lança no dia 06 de outubro de 2021 o seu novo single pelo selo de Recife "Starfleet", chamado "Cuidar de Mim", do mesmo produtor de "Desmanchem", agora no gênero MPB. A música terá videoclipe e Valéria pretende fazer inicialmente uma minitour pelo Maranhão e shows em Belém e Recife.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.