Downhill Slide Cidade dos Azulejos de Longboard

São Luís recebe campeonato de Longboard no fim de semana

O evento será realizado das 9h às 17h, na rua da Engenharia, no bairro do Cohafuma. A competição, organizado pela Associação dos Longboards do Maranhão, será disputada em quatro categorias

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Downhill Slide Cidade dos Azulejos de Longboard neste fim de semana em São Luís. Foto: Divulgação
Downhill Slide Cidade dos Azulejos de Longboard neste fim de semana em São Luís. Foto: Divulgação (Longoboardista)

Será neste sábado (9/10), o 3º DOWNHILL SLIDE CIDADE DOS AZULEJOS DE LONGBOARD, das 9h às 17h, na rua da Engenharia, no bairro do Cohafuma.

Entre os nomes presentes estão o de LÉO LIMA, quatro vezes campeão brasileiro, JESSICA AMORIM, hexacampeã brasileira e bicampeã sul-americana e CRIS DUARTE, skatista da Black Sheep Skateboard, que será o apresentador oficial da competição, a ser disputada em quatro categorias.

O DOWNHILL SLIDE CIDADE DOS AZULEJOS DE LONGBOARD é uma realização da ALMA - Associação dos Longboards do Maranhão e tem o apoio do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís.

Saiba mais sobre o Longoboard

O que começou nos Estados Unidos em meados do século passado como uma brincadeira de criança, passou nos anos 60 a ser comercializado em grande escala por empresas e hoje está nos pés de esportistas profissionais e amadores em todo o mundo. É claro que estamos falando do bom e velho skate!

Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas começam a se interessar pelo assunto, e, com isso, diversos equipamentos e variações de skate surgiram para suprir as necessidades e gostos de todos os seus praticantes. Foi nesse cenário que surgiu o longboard, amplamente utilizado por amantes do esporte e simpatizantes de uma boa atividade física.

Características do longboard

O skate do tipo longboard é bastante semelhante ao formato das tradicionais pranchas de surfe dos anos 60 – que também se chamam longboard – e surgiu justamente com o propósito de recriar a sensação do surfe no asfalto.

Ele é construído com uma base de madeira compensada, ou shape, de alta resistência e flexibilidade para suportar o peso do praticante e o impacto das manobras. O material dos shapes varia bastante, sendo que hoje em dia alguns são feitos até de bambu.

O shape tem aproximadamente 1,3 metro e fica acoplado sobre duas bases de ferro – os trucks – que comportam duas rodas cada. Essas rodas são feitas de materiais resistentes e em diâmetro e largura maiores em comparação ao skate tradicional.

É comum também a utilização da “lixa”, uma superfície áspera que fica colada no shape e que tem por finalidade criar atrito entre o longboard e os pés do praticante, evitando acidentes e escorregões.

Possíveis utilidades do longboard

Com um bom espaço para locomoção sobre sua superfície e com uma estética vintage, o longboard é marcado pela liberdade de movimentos que proporciona ao praticante, que pode optar por utilizá-lo, inclusive, como meio de transporte, ou abusar das “rasgadas” – as famosas manobras, em que é possível fazer um rotação brusca com o skate em uma curva ou após pegar velocidade suficiente. O longboard é também bastante indicado para iniciantes devido ao seu tamanho e estabilidade, que tornam mais fácil o equilíbrio.

Equipamentos acessórios

Por uma questão de estilo e conforto, o longboard não é algo padronizado que deve ser utilizado à risca, por exemplo, no que diz respeito aos seus acessórios. Dependendo da utilidade prática que você der ao seu longboard, alguns acessórios, como rodas e shapes diferentes, poderão interferir em sua experiência com o skate, e isso deve ser levado em conta no momento de comprar ou montar o seu.

O longboard ideal para você

O melhor longboard varia de acordo com o estilo de cada pessoa. Para quem gosta de adrenalina e curte descer ladeiras em alta velocidade, utilizar rodas com uma dureza menor pode ser o mais indicado, já que a sua fixação no solo é maior e evitará possíveis quedas.

Já para aqueles que gostam de praticar algumas manobras mais ousadas, andar em locais com muitas curvas ou simplesmente curtir a vibe enquanto desfruta da paisagem, uma roda com dureza maior pode ser o ideal, por oferecer menos resistência em contato com o solo e permitir que as curvas e as manobras sejam feitas com maior facilidade.

Os preços de um longboard podem variar de R$ 150,00 até mais de R$ 1.000,00. E a diferença está na marca, na qualidade dos materiais e na utilidade prática de cada longboard. Dessa forma, se você estiver pensando em praticar essa modalidade de skate, procure por algo que possa suprir suas necessidades sem deixar a qualidade de lado.

Vale ressaltar aqui a importância de sempre praticar esse ou qualquer outro esporte com equipamentos de segurança, como capacetes e joelheiras, certo?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.