Da Terra de Camões à Terra de Gonçalves Dias.

Cantor e compositor português Eurico grava música de Belchior com participação do maranhense Júnior Mouriz

Da terra do Fado à terra do bumba meu boi, o Plugado conecta-se com Eurico Silva, que rasga elogios à música brasileira e, também, destaca a parceria com o músico maranhense em Princesa do Meu Lugar, de Belchior.
12/09/2021 às 16h22
Cantor e compositor português Eurico no Plugado, na Mirante FM (Eurico Silva)

Em bate-papo na sala virtual do PLUGADO, na MIRANTE FM, o cantor e compositor português EURICO SILVA falou da sua afinidade com a música brasileira e da sua afeição pelo trabalho do gaitista e violonista JÚNIOR MOURIZ, que teve o prazer de conhecê-lo em terras portuguesas. A conexão entre os dois rendeu a parceria do músico maranhense na faixa "PRINCESA DO MEU LUGAR", música do compositor cearense Belchior, já falecido.

- Conhecer o Júnior Mouriz foi o importante para o meu trabalho. Ele é um músico talentoso, com as raízes brasileiras muito fortes adquiridas do contato que ele tem com as manifestações folclóricas do Maranhão, que pretendo conhecer de perto. Este contato rendeu a parceria na faixa "PRINCESA DO MEU LUGAR". Esta música é uma reverência a música brasileira e ao Belchior, autor da música - ressalta.

Além de Eurico (voz e guitarra) e Júnior Mouriz (harmônica), a faixa conta com Jorge A. Silva (Acordeão e Contrabaixo) e João Ferreira (Percussão)

Perfil

Desde muito cedo Eurico cantava timidamente, inspirado pelos discos trazidos por seu pai, marinheiro e também por artistas portugueses como Zeca Afonso, Rui Veloso e Luís Represas. Assim, do lado paterno herdou o gosto pelo canto, pois a família tem uma veia artística para a música . Já na faculdade, ingressou em turma onde era solista e tocava guitarra.

Um ano depois de formado, dedica-se à música de maneira mais efetiva. Na busca por melhorar as suas aptidões, estudou teoria musical e entrou no coral "Emotion Voices", "Divino Sospiro" e participou com os "Lisboa Canta" na estreia absoluta de "The QUEEN Symphony - Tolga Kashif", aprimorando o seu conhecimento musical. Já mais experiente foi convidado para fazer coro para grandes nomes da música portuguesa como Luís Represas, João Gil e Vitorino.

Cantou também no espectáculo na Aula Magna com os "VOICE CALL". Atualmente e já com muitas composições de sua autoria, Eurico decide se lançar num voo profissional a solo. Grava o seu primeiro álbum, acompanhado por músicos como Bruno Salles (piano), António Barbosa (violino) e João Mateus (Pads captação e mistura).

Com André Guerreiro e Joana Veiga nas vozes e Sofia David no arranjo musical, SONHO ARTÍSTICO, lançado em Maio de 2021 . E é através deste sonho que Eurico pretende valorizar a música portuguesa, divulgando e unindo através de uma nova roupagem musical a língua, a arte e a cultura do seu país.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.