Mirante FM

Valéria Sotão fala da trajetória artística e apresenta música Chocolate Meio-Amargo

Pedro Sobrinho/Jornalista 28/04/2021 às 17h25
Valéria Sotão no Plugado, na Mirante FM. Foto: Facebook/Arquivo (Valéria Sotão)

Valéria Sotão é uma jovem cantora ludovicense com várias influências musicais. No último domingo (28/4), ela passou pela sala virtual do PLUGADO, na MIRANTE FM, para falar da sua trajetória artística e do repertório de músicas autorais.

Embora com caractéristica Pop, Valéria mostra o seu ecletismo ouvindo de Paulo Diniz à A-Ha, de Rita Lee aos Beatles, de Tim Maia à Smashing Pumpkins. O repertório dela se baseia em músicas autorais, em que diz ter mais de 40 composições, que nascem das influências musicais caseira, ou seja, tendo como referências a mãe e o tio.

- Eu sou do tipo da cantora que ouço do rock ao samba, do reggae á bossa nova, do clássico ao Britpop, do Jazz ao Folk. A minha forma de fazer música autoral vêm dos diversos estilos e artistas que me influenciam e procuro pesquisar as obras. Eu percebi que gostava de música desde criança, ouvindo coisas que a minha mãe e o meu tio escutavam - revela.

Start na música

Valéria compõe desde os 15 anos de idade, quando começou a tocar violão após aulas com a professora e musicista Chris Santana, membro, à época, do grupo de samba As Brasileirinhas. A também jornalista Valéria Sotão fez sua apresentação de estreia no evento “Lição de Moda”, que aconteceu no Shopping Passeio, em setembro de 2015, em São Luís.

Em maio de 2016 se apresentou na ocupação do Iphan/Ministério da Cultura, no Centro Histórico de São Luís, ocupado por manifestantes contra o governo Temer. Em maio de 2017, Valéria lançou o single “Vontades”, produzido pelo músico e produtor Sandoval Filho, membro da banda maranhense Soulvenir.

Em julho, a cantora foi selecionada com nota máxima para a Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa, onde cursa piano. Em setembro do mesmo ano, apresentou-se no projeto “Super Pocket”, organizado pelo músico Emilio Sagaz e à convite do mesmo. Ainda em setembro, foi selecionada para a edição ludovicense do Festival Sonora de Compositoras, evento que ocorre em várias cidades dentro e fora do Brasil. Em outubro, tocou no Sebo no Chão no Cohatrac, a convite dos produtores do Sebo

Junto às compositoras do Sonora, num encontro com a cantora paulista Labaq, Valéria foi uma das criadoras do Coletivo musical maranhense “Somanas”. Em maio de 2018, esteve à frente da produção do primeiro show do coletivo, ocorrido no espaço Re-o-cupa, em São Luís, no qual também tocou seu single “Vontades”.

Em julho do mesmo ano, participou do segundo show do Coletivo tocando e cantando. Em novembro de 2018, foi convidada a participar tocando no sarau de abertura do Festival Sonora deste ano.

Em julho de 2019, fez pocket show produzido por ela mesma no Buriteco Café no centro de São Luís, sucesso de público. Valéria convidou outros dois projetos para a noite: o artista Nêgo João e o novo trio maranhense Efeito Túnel. Também foi convidada para tocar no I festival vegano de São Luís, o I VegFest.

Em setembro, foi pelo Sebrae-MA para a FINCC 2019 em João Pessoa, onde se apresentou para o público da feira e recebeu convite para integrar a aceleradora de artistas Star Fleet, de Recife. Já se apresentou em locais como Big Joe Lagoa, Solar Cultural da Terra, Fonte do Ribeirão e Cidade Velha Pub.

Em agosto lançou o single Desmanchem e o clipe deste, dirigido pela própria Valéria, em novembro. Dia dois de dezembr, o lançou oficialmente seu terceiro single, um reggae ska chamado Chocolate Meio-Amargo, com participação do músico Bigorna no trompete.

Em 2020, lançou o clipe de Chocolate Meio-Amargo, dirigido pelo videomaker e cantor maranhense Emilio Sagaz. O clipe foi selecionado para a Mostra de Videoclipes da Feira da Música do Ceará 2020. Também foi selecionada no resutado do edital da Secretaria de Cutura do Estado do MA da Lei Aldir Blanc.

Valéria está em estúdio, gravando músicas para seu primeiro álbum, que deve sair no segundo semestre deste ano.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.