Mirarte: a arte e cultura maranhense

Oberdan Oliveira fala de música autoral gravada por banda inglesa e de disco de sambas enredo do Maranhão de 1978

A música A Bela e a Fera, reconhecida por Nonato e Seu Conjunto, teve trecho gravado pela banda inglesa McFly. Em entrevista o músico também destacou a importância do disco com enredos das escolas de samba de SLZ.
Pedro Sobrinho/Jornalista 17/01/2021 às 19h50
Oberdan Oliveira no Mirarte com Pedro Sobrinho e João Marcus. Foto: Paloma Pinheiro (Paloma Pinheiro)

Na sexta-feira (15/1), o MIRARTE recebeu como entrevistado OBERDAN OLIVEIRA, ex-integrante da banda NONATO E SEU CONJUNTO. Na conversa informal com João Marcus e Pedro Sobrinho, ele comentou o disco das "ESCOLAS DE SAMBA UNIDOS DO MARANHÃO", lançado em 1978.

O disco, gravado em São Paulo, reuniu sambas enredo de diferentes agremiações, como Unidos da Camboa, Favela do Samba, Turma da Mangueira, Turma do Quinto, Baralho do Samba, Duque do Samba, entre outras.

O MIRARTE é de segunda a sexta, das 13h às 14h, na Mirante FM, com apresentação de João Marcus e Pedro Sobrinho. Produção: Paloma Pinheiro. Coordenação Geral: Evandro Costa.

Composição de Oberdan em incidental de banda gringa

Questionado sobre trecho da música 'A BELA E A FERA", composição dele, que fazia parte do repertório da banda maranhense NONATO E SEU CONJUNTO, em disco da banda inglesa de pop/rock, MCFLY, e batizada em inglês por HAPPINESS, Oberdan disse que foi uma grata surpresa em ter uma música dele feito nos anos de 1970 circulando pelo mundo e reconhecida por uma banda internacional de peso.

Em 13 de novembro do ano passado, quase um ano após o show de reunião da banda, o McFly lança seu primeiro álbum de inéditas em dez anos: “Young dumb thrills”.

O trabalho não tem uma identidade definida: ele tem um pouquinho de todas as músicas do McFly porque a banda queria refletir a alegria de gravar pela primeira vez depois de muito tempo – e muita DR.

É o sexto disco de estúdio da banda que emplacou sete músicas em primeiro lugar nas paradas britânicas entre 2004 e 2007. Sucesso entre adolescentes nos anos 2000 com pop rock e pop punk, a banda enfrentou críticas com o último disco, “Above the noise”, lançado em 2010 com batidas eletrônicas. Agora, eles voltam às origens de sonoridade e letras.

Com muitos fãs no Brasil, a banda trouxeram como presente para o fã-clube do país: “Happiness”, principal single da nova fase, tem um trecho de uma música brasileira: “A bela e a fera”, do grupo maranhense Nonato e seu conjunto.

Para Harry Judd, baterista da banda, em entrevista à imprensa internacional, a canção “Happiness” é importante no disco.

- Ela foi a primeira porque é uma música otimista. E, depois do que nós passamos, achamos que essa era a música certa. Até pelo momento que o mundo estava passando também - explica.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.